PUBLICIDADE

Google valoriza interação com o Chrome: 'web esteve trancada'

13 nov 2012 - 09h56
Compartilhar
Guilherme Justino

O Google está explorando funcionalidades da linguagem HTML5 para aumentar as possibilidades de interação entre as pessoas na web com o Chrome. No mesmo dia em que anunciou uma nova versão de seu navegador - que ficou 26% mais rápido ao longo do ano -, a empresa lançou o aplicativo Jam With Chrome, que permite uma experiência musical online e interativa entre amigos. Para o Google, esse é um exemplo de como os usuários podem interagir mais entre si: uma forma de expandir os horizontes da internet.

chrome, 6 curiosidades, beta, gal, getty
chrome, 6 curiosidades, beta, gal, getty
Foto: Getty Images

Infográfico: Quanto viaja uma busca? Veja 10 curiosidades sobre o Google

O programa é gratuito e possibilita a criação de músicas a partir de uma seleção de 19 instrumentos diferentes - incluindo baixos, guitarras, baterias e teclados - e utiliza o que há de mais avançado em tecnologia online, incluindo recursos em HTML5. Por trás desse lançamento está o Google Creative Lab, agência interna de marketing da empresa, que ressalta o caráter experimental do Jam - parte do projeto Google Experiments -, ao mesmo tempo em que exalta sua boa recepção inicial.

"Sabemos o quanto as pessoas gostam de música, como ela as aproxima. Boa parte do objetivo por trás desse lançamento é unir as pessoas", afirmou o britânico Steve Vranakis, diretor do Creative Lab, em entrevista por telefone ao Terra. "Adoramos a ideia de que isso é acessível para qualquer indivíduo com um computador e conexão à internet. Não importando qual seu nível de conhecimento, sua idade, você convida pessoas, toca bateria, dedilha a guitarra, é uma loucura. É brilhante."

O executivo do Google acredita que a iniciativa, apesar de recém-lançada, foi muito bem recebida. Mesmo contando com uma linguagem de programação avançada e códigos complexos, Vranakis afirma que esse é um pequeno projeto: "alguns de nós se uniram para criar o Jam With Chrome; não foi um esforço enorme. Requereu imaginação, e produzimos esse vídeo engraçado que já ultrapassou 190 mil visualizações no YouTube. Fizemos algo que amamos, que consideramos legal, interessante e divertido - com o que muitos concordam, o que é fantástico", garantiu o diretor do Creative Lab.

Evolução do Chrome e HTML5
O diretor de criação do Google Creative Lab destaca as oportunidades de relacionamento interpessoal online e offline permitidas pelas ferramentas disponíveis no HTML5. A capacidade de explorar tecnologias diversas sem a necessidade de instalar plugins e softwares é compreendida como um avanço na interação - e abre muitas possibilidades na web. A adoção dessa linguagem de programação, apoiada pelo Chrome, foi considerada um erro estratégico no Facebook por Mark Zuckerberg, enquanto a Adobe, depois de muito resistir, se rendeu à quinta versão da linguagem HTML.

"É interessante porque utilizamos o browser todos os dias, para tudo: compartilhar, conectar, interagir, tocar, transmitir, absolutamente tudo. Porém, penso que, até recentemente, a maior parte da web esteve 'trancada' atrás das telas dispositivos móveis e computadores", afirmou Steve Vranakis. "O que tentamos fazer é adicionar elementos, mostrar que o que se pode fazer com um browser incrivelmente poderoso como o Chrome. Esse mundo de possibilidades é lindo, verdadeiramente mágico, e pode ocorrer fora das plataformas móveis, no mundo real."

O lançamento do Jam With Chrome ocorreu na mesma semana em que o Google anunciou a nova versão de seu navegador, o mais popular do mundo - com mais de 310 milhões de usuários -, agora com suporte ao protocolo Do Not Track, que solicita a sites e aplicativos que não rastreiem o usuário. A atualização inclui ainda recursos de HTML5 para vídeo, permitindo a inclusão de legendas, descrições e outros metadados. O Chrome possui 500 novos experimentos em HTML 5, Java Script e WebGL, feitos por sua comunidade criativa de desenvolvedores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade