PUBLICIDADE

Estudante mexicana cria algoritmo para monitorar cartéis de drogas

9 nov 2012 - 17h50
(atualizado às 17h52)
Compartilhar

Uma estudante de Harvard criou um algoritmo que usa o motor de busca do Google para rastrear a atividade, o movimento e o modo de operação dos cartéis de drogas no México. Viridiana Rios, que é mexicana e faz doutorado na universidade americana, criou o mecanismo que faz buscas em massa de gangues criminosas no agregador de notícias do Google.

Ela afirma que uma das vantagens do programa é que ele usa informações públicas que, de outra forma, seriam perdidas em meio ao vasto volume de notícias e dados sobre assunto. Em seu artigo, ela diz que a ferramenta permite obter "informação quantitativa sobre a mobilidade e o modus operandi de grupos criminosos, informações que poderiam requerer uma operação de grande escala ou exercícios de inteligência caros para serem obtidas".

Com as ferramentas que a mexicana desenvolveu, duas pessoas são capazes de ler tudo o que foi publicado sobre o tema de 1990 até hoje. "Se a falta de dados era um problema de pesquisa, agora há tantas fontes, tanto digitais quanto analógicas, que a leitura, classificação, filtragem e navegação por essa quantidade enorme de dados é um problema", disse a pesquisadora em entrevista.

"Meu interesse como mexicana no desenvolvimento dessas ferramentas é ajudar o país. Quero servir. Eu gostaria de usar as ferramentas desenvolvidas em Harvard para ajudar o crescimento do México", disse Viridiana.

Com informações da agência EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade