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GIF é a Palavra do Ano nos Estados Unidos, segundo Oxford

13 nov 2012 - 12h05
(atualizado às 12h10)
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O acrônimo GIF foi eleito Palavra do Ano de 2012 pela equipe da editora Oxford University Press dos Estados Unidos. O Graphics Interchange Format ("formato de intercâmbio gráfico", em tradução livre) completa 25 anos neste ano, mas continua atual como nos anos 1980, quando foi criado.

GIF do Nyan Cat é um dos mais populares da história recente do formato de imagem
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Foto: Reprodução

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"A palavra GIF chega a um marco histórico em 2012, e ganha relevância ao ser usada também como verbo, não só como substantivo", destaca a chefe da divisão de Dicionários da Oxford Press americana, Katherine Martin. Isso porque, em inglês, já se diz frases como "vou 'GIFar' essa cena", querendo dizer transformar o momento em GIF, por exemplo.

O formato de imagem pode ser estático, como um JPG, mas é majoritariamente conhecido por apresentar imagens em movimento e em loop - como as do Tumblr Como Eu Me Sinto Quando. Segundo os criadores do GIF, a pronúncia correta da sigla é "jif" - no Brasil, o mais comum é se falar "guif".

"O GIF evoluiu de um meio de criação de memes da cultura pop para uma ferramenta com aplicações sérias, o que inclui jornalismo e pesquisa", completou Katherine. A Palavra do Ano é escolhida por um time de gramáticos e consultores da equipe de Dicionários. Também participam funcionários das linhas editoriais, de marketing e de relações públicas.

Mais palavras

Na Inglaterra, a Palavra do Ano é "omnishambles", que mistura omni - do latin "tudo", "todos" - com "shambles", que significa desordem total. O termo, que indica um caos generalizado, foi criado em 2009 pelo programa The Thick of It, série de sátira política na BBC. Neste ano, o neologismo voltou à tona com congressistas britânicos, e depois durante a campanha eleitoral americana, quando foi usado contra Mitt Romney após críticas do republicano à preparação das Olimpíadas 2012, em Londres.

Na lista de vocábulos que concorreram a Palavra do Ano, a Oxford inclui "eurogeddon" - euro + armageddon, em referência à crise econômica na zona do euro - e "nomophobia" - no ("não", em inglês) + mobile ("celular") + fobia, ou seja, a angústia que as pessoas sentem quando tão estão com seus telefones celulares.

Fonte: Terra
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