PUBLICIDADE

Primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons faz 135 anos

21 nov 2012 - 16h46
(atualizado às 16h50)
Compartilhar

O fonógrafo, o primeiro sistema de som capaz de reproduzir sons previamente gravados em cilindros de papel, metal ou cera, completa 135 anos nesta quarta-feira. O aparelho foi anunciado por Thomas Edison em 21 de novembro de 1877. Diz-se que Edison trabalhou no projeto em seu laboratório enquanto recitava a música infantil Mary Had a Little Lamb (Mary tinha um carneirinho, na tradução para o português) e a reproduzia no aparelho.

Fonógrafo de Edison foi anunciado em 21 de novembro de 1877
Fonógrafo de Edison foi anunciado em 21 de novembro de 1877
Foto: Norman Bruderhofer/Wikimedia / Reprodução

Edison concebeu o princípio da gravação e reprodução entre maio e julho de 1877, como parte de seus esforços em reproduzir mensagens gravadas no telégrafo e automatizar os sons de fala para a transmissão via telefone. As gravações feitas no dispositivo eram constituídas de linhas onduladas riscadas ou gravadas sobre um cilindro rotativo ou disco. Quando o cilindro ou disco girava, uma caneta ou agulha traçava as linhas onduladas e vibrava para reproduzir as ondas sonoras gravadas.

Apesar de outros inventores terem produzido anteriormente dispositivos que poderiam gravar sons, o fonógrafo de Edison foi o primeiro capaz de reproduzir o som gravado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade