PUBLICIDADE

Saiba como fechar contas de serviços que você não usa mais

25 nov 2012 - 10h36
Compartilhar

Apesar de não haver uma maneira simples de ver todas as contas que você abriu em sites diversos ao longo dos anos, existem algumas ações que podem ser tomadas para encontrá-las - sua eficácia, porém, varia de pessoa para pessoa. Confira, abaixo, algumas recomendações para apagar contas de serviços que não são mais utilizados.

Gerenciar melhor suas contas em diferentes serviços pode aumentar segurança do usuário
Gerenciar melhor suas contas em diferentes serviços pode aumentar segurança do usuário
Foto: Getty Images

Pesquise e-mails antigos
O melhor lugar para encontrar serviços associados a seu endereço de e-mail é, bem, sua conta de e-mail. Presumindo que você guarde a maior parte de suas mensagens em vez de deletá-las, é provável que ainda haja muitos e-mails de boas-vindas dos serviços que utilizou ao longo dos anos. Pesquise frases como "confirme seu e-mail", "sua nova conta", "bem-vindo a" e até "descadastrar".

Não deixe de procurar em todos os seus endereços de e-mail, não apenas aqueles que mais utiliza agora. Isso pode ajudá-lo a encontrar um bom número de contas antigas, das quais talvez até já tenha esquecido. Você também poderá descobrir que ainda recebe mensagens desses sites de tempos em tempos, o que pode ajudá-lo a definir o que ainda deseja manter e o que pode sumir.

Procure por senhas armazenadas
Em seguida, caso você salve suas senhas em um gerenciador específico (ou no seu navegador), pesquisá-las pode contribuir para a descoberta de contas de que você talvez nem lembre mais. Procure por senhas armazenadas em softwares de gerenciamento ou naqueles serviços integrados ao browser. Alguns até ordenam os dados por frequência de uso. Essa etapa ainda poupa algum trabalho porque mostra, além do endereço do serviço, também a senha da conta que você já não usa mais.

Desabilite permissões de acesso
Muitos sites permitem que você os acesse a partir do Google, Facebook, Twitter e outros serviços populares. Dependendo do enfoque da página, também contas do Flickr, Instagram, Dropbox podem ser aproveitadas. Uma boa maneira de descobrir sites velhos e não mais utilizados é observar as permissões habilitadas em serviços que você ainda utiliza.

Depois de conferir essas dicas - e, quem sabe, fechar algumas contas antigas e desnecessárias -, é bom ficar preparado e, no futuro, se antecipar a situações semelhantes. Se for se cadastrar em novos serviços que você não tem certeza se vai continuar usando, se certifique de guardar os e-mails de boas-vindas ao invés de deletá-los. Isso vai ajudar você a encontrar as mensagens e se livrar de serviços que não usa mais.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade