Restrição de dados do Twitter leva rede social aos tribunais
Gerry Shih
29 nov2012 - 17h54
(atualizado às 19h08)
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O controle cada vez mais intenso do Twitter sobre as mensagens de 140 caracteres em sua rede desencadeou um debate animado no Vale do Silício sobre se uma rede social deve ou não ser responsabilizada pelo conteúdo gerado por seus usuários. O debate, agora, chegou aos tribunais.
Um juiz de San Francisco concedeu uma ordem de restrição obrigando o Twitter a continuar oferecendo acesso a sua "Firehose" - o fluxo diário de cerca de 400 milhões de tweets - à PeopleBrowsr, uma companhia de análise de dados que navega no Twitter e revende essa informação a clientes incluindo blogs de tecnologia ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Como parte de uma estratégia mais ampla de geração de receitas, o Twitter começou nos últimos dias a restringir as formas como seu fluxo de dados pode ser acessado, para o desalento de muitos desenvolvedores que construiram negócios e produtos embasados na Firehose, do Twitter.
A PeopleBrowsr, que começou a contratar o acesso à Firehose em julho de 2010, continuou a comprar dados do Twitter em base mensal até este julho, quando o Twitter atinou uma cláusula no acordo que permitia o término do contrato sem causa.
A decisão do tribunal de estender o contrato das empresas não resolveu a disputa legal; um juiz vai ouvir os argumentos da PeopleBrowsr a favor de uma injunção preliminar contra o Twitter em 8 de janeiro. Mas o caso pode representar a primeira análise profunda das questões acerca do Twitter, um dos players mais proeminentes da indústria da internet.
O Google Chrome é um exemplo de produto que não é rentável: apesar de aumentar a audiência do Google, tendo seu serviço de busca como padrão, não tem uma fonte própria de receita
Foto: AFP
Já o Gmail ganha dinheiro com publicidade, através do Google AdWords, que cria "anúncios relevantes" de acordo com o conteúdo das mensagens
Foto: Divulgação
A busca do Google tem na publicidade sua maior fonte de receita, e uma das empresas mais bem sucedidades na área de publicidade online
Foto: Divulgação
Muitos usuários reclamam dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do YouTube começarem, mas são eles que garantem a gratuidade do serviço
Foto: AFP
Apesar de ter sido comprado pelo Facebook em um negócio de US$ 1 bilhão, o Instagram é um serviço que ainda não encontrou uma forma de se tornar rentável
Foto: Divulgação
Já a rede social de negócios LinkedIn reúne diversas fontes de receita. A empresa ganha dinheiro com publicidade, com assinantes de um serviço premium e com a venda de dados. Empresas e recrutadores podem pagar para ter acesso à base de dados dos usuários do serviço
Foto: Divulgação
Além do software gratuito, que permite a troca de mensagens ou conversas por vídeo entre usuários do Skype, a empresa conta com recursos adicionais para assinantes. Além disso, a empresa cobra por ligações de Skype para telefone, no serviço de voz por IP
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O Tumblr, apesar de todo crescimento e sucesso, ainda não conseguiu se tornar uma empresa rentável. O serviço de blogs gera receita através de temas premium ou pelo pagamento para inclusão de alguns Tumblrs em um diretório de blogs, mas isso ainda não dá lucro para a empresa
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O Twitter ganha dinheiro através da publicidade. Empresas podem pagar para promover tweets ou Trending Topics na rede de microblogs
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Apesar de a maioria dos usuários hospedarem seus blogs gratuitamente no WordPress, o serviço oferece hospedagem para grandes marcas, um serviço premium para que usuários tenham armazenamento adicional ou domínio personalizado, além, é claro, da publicidade
Foto: Reprodução
O Facebook recentemente começou a testar nos Estados Unidos uma nova forma de receita que permite que os usuários paguem para promover seus posts na rede social. Como a maioria dos serviços de internet não cobra dos usuários para serem usados, eles têm que criar uma forma de ganhar dinheiro. E essa a principal fonte de receita do Facebook e que o torna lucrativo: a publicidade. Veja na galeria como outras empresas fazem para gerar receita
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