PUBLICIDADE

Ação da Apple despenca mais de 4% com forte volume

5 dez 2012 - 14h40
(atualizado às 16h01)
Compartilhar

A ação da Apple, companhia mais valiosa listada em bolsa nos Estados Unidos, despencava mais de 4% com forte volume de negócios nesta quarta-feira, com analistas citando vários motivos para a queda.

O papel figurava entre as maiores desvalorizações percentuais entre as ações incluídas no índice Standard & Poor's 500, recuando 4,2%, para US$ 551,56, às 15h40 (horário de Brasília). Mais de 17 milhões de ações tinham sido negociadas até pouco antes das 15h, no caminho de que seja superado o volume médio diário de 50 dias, de 21 milhões de papéis.

Analistas ofereceram motivos diferentes para o declínio. Alguns citaram um relatório afirmando que a companhia vai perder participação no mercado de tablets e vários investidoras disseram que incerteza com impostos sobre ganhos de capital em 2013 desencadearam ordens de venda de ações.

"Dependendo do que ocorrer nas (negociações fiscais nos EUA), os impostos podem aumentar no ano que vem ou podem permanecer no mesmo nível", disse o diretor de negociações do Performance Trust Capital Partners, Brian Battle. "Eles não vão ser menores, então se você é um investidor que viu ganhos na Apple, é melhor realizar o lucro antes disso."

A ação da Apple ainda acumula alta de 36% até agora em 2012, mas tem tido desempenho fraco recentemente. O papel agora tem baixa de mais de 20% frente à sua máxima histórica de US$ 705,07 em 21 de setembro.

Nesta quarta-feira, a empresa de pesquisa IDC disse que a Apple vai perder fatia de mercado no setor de tablets em 2012, com consumidores favorecendo aparelhos que operam a plataforma Android, do Google, em vez da popular linha de produtos iPad, da Apple.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade