inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Saiba o que está acontecendo com a conta do Orkut

14 de setembro de 2005 08h36 atualizado às 09h09

Internautas foram surpreendidos ao saber das mudanças para acessar o Orkut, a rede de relacionamento social do Google que virou mania na Internet. O início do processo de integração de todos os serviços da empresa vem causando alguma confusão.

  • Orkut muda e pede conta do Google
  • Fórum: opine sobre a mudança

    Terra elaborou dez perguntas sobre a mudança, para que você entenda o que está acontecendo e saiba como proceder. Confira!

    1. O que mudou no acesso ao Orkut?
    A partir de agora, para acessar o Orkut, o usuário deve ter uma conta do Google. O propósito é integrar o site de relacionamento social com os demais serviços online da empresa, por meio de um único login (no caso, um endereço de e-mail válido) e uma única senha. Usuários do Gmail, o serviço de correio eletrônico do Google, não necessitam criar uma conta nova, pois a que têm já serve para os demais serviços.

    2. Ainda estou entrando e navegando normalmente com a minha conta do Orkut. Por que isso ocorre?
    A migração para o novo sistema de acesso ao Orkut está sendo implementada de forma gradual. Por isso, muitos usuários ainda não encontram problemas para entrar no serviço com suas contas "antigas". De acordo com a assessoria de imprensa do Google no Brasil, a matriz norte-americana deu um prazo de 48 horas para completar a migração, que teria começado na noite de segunda-feira, pelo horário de Brasília.

    3. Não tenho interesse nos demais serviços do Google. Sou obrigado a criar a conta?
    Sim. Depois de completada a migração, não será mais possível acessar o Orkut sem ter uma conta do Google. O cadastramento exige somente um endereço de e-mail válido (pois será necessário responder uma mensagem de confirmação) e uma senha. Depois, quando for solicitado, o usuário deve vincular as contas do Orkut e do Google. Passa, então, a utilizar somente a segunda para acesso ao serviço.

    4. O que acontece com meus nome de usuário e senha do Orkut?
    Não são mais necessários. Você passa a acessar o Orkut com o e-mail e a senha fornecidas na criação da conta do Google. É possível, no entanto, utilizar a mesma senha no cadastramento da conta.

    5. Com a mudança, o Google passa a ter acesso a todas as informações pessoais que tenho no Orkut?
    O Google já teria acesso às informações pessoais disponíveis no Orkut, pois o site de relacionamento social é seu - foi um projeto desenvolvido "nas horas vagas" por um de seus funcionários. Mas, dentro de sua política de privacidade, a empresa garante jamais utilizar tais informações para ações de marketing ou compartilhá-las com terceiros.

    6. Existe alguma outra questão de segurança com a qual devo me preocupar?
    A empresa brasileira Batori Software & Security adverte que a mudança no acesso ao Orkut pode ser utilizada como isca por criminosos para obter dados pessoais dos usuários do serviço. Para tanto, eles utilizariam e-mails falsos e páginas de cadastramento clonadas - mesmos métodos utilizados para roubar informações bancárias, por exemplo.

    Fique atento: todo o procedimento pode ser feito pelos endereços www.orkut.com e www.google.com/accounts/NewAccount. Ignore qualquer enderereço diferente dos citados, assim como e-mails de procedência desconhecida - você deve receber somente o de confirmação, logo depois da criação da conta do Google. A Batori acrescenta que os criminosos virtuais preferem sábados e domingos para enviar suas mensagens falsas.

    7. Sou usuário do Gmail. Preciso fazer alguma coisa?
    Com a sua conta do Gmail, você já tem acesso a todos os serviços do Google. Então, é descessário criar outra. Basta apenas entrar no Orkut e, quando solicitado, vincular as duas contas.

    8. Não tenho contas do Gmail nem do Google. Qual devo fazer?
    No Brasil, por enquanto, para ter uma conta do Gmail, é necessário receber o convite de um usuário que já é cadastrado no serviço. No caso de uma conta do Google, é possível utilizar o endereço de e-mail pessoal ou qualquer outro que você utilize para preencher formulários e cadastramentos em sites e serviços online (medida altamente recomendada). Para criar uma conta no Google, você deve ir ao endereço abaixo: www.google.com/accounts/NewAccount

    9. Depois de criar uma conta no Google, tenho a opção de cancelá-la?
    Sim. Basta ir ao endereço www.google.com/accounts e preencher os seus endereços de e-mail e senha. No final do menu do lado esquerdo, está disponível um link ("Excluir todas as informações da conta") para cancelamento da conta do Google. Lembre-se, no entanto, que você não poderá mais acessar o Orkut.

    10. Onde obtenho mais informações sobre a mudança no acesso ao Orkut?
    O Orkut já tem uma seção de perguntas frequentes (FAQ) sobre a migração para as contas do Google. Em português, a página está disponível no endereço: help.orkut.com/support/bin/topic.py?topic=945&hl=pt-BR

    A versão em inglês está mais completa. Se preferir, confira no endereço: help.orkut.com/support/bin/topic.py?topic=945&hl=en-US

  • Redação Terra