inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Serviço secreto britânico tem site de recrutamento

13 de outubro de 2005 14h54

O serviço secreto britânico, o célebre MI6, que até pouco tempo sequer tinha existência oficial, lançou um site na Internet com a expectativa de recrutar futuros espiões. Conhecido por ser o serviço secreto para o qual trabalhava o invencível espião James Bond, o 007, o MI6 também tenta apagar outro "mito", o de que seus agentes vivem rodeados de belas mulheres, aventuras, champanhe e carros esportivos.

Além disso, o MI6 quer enterrar para sempre "ridículas" teorias conspiratórias, como a que responsabiliza agentes britânicos pela morte de Diana num acidente de carro em 1997, em Paris, disse Nev Johnson, porta-voz do Serviço Secreto de Informação, nome oficial do MI6. "Algumas acusações, mitos e rumores que surgiram em torno do serviço, como a teorias da conspiração de que a princesa Diana foi assassinada, são tão ridículas que é necessário corrigi-las", acrescentou o porta-voz.

O outro objetivo de lançar uma página na Internet - www.sis.gov.uk ou www.mi6.gov.uk - é crucial para a sobrevivência da agência: facilitar o recrutamento de novas gerações de agentes.

A página do MI6 - cuja missão oficial é ajudar o governo de Sua Majestade a defender a segurança nacional e o bem-estar econômico da Grã-Bretanha - oferece ofertas de trabalho e adverte os aspirantes a espião a não sonhar com um estilo de vida como o de James Bond.

O MI6, que surgiu no início do século XIX, ressalta em seu site que "o glamour e a excitação" que imperam nos filmes do célebre agente secreto não refletem a realidade do trabalho dos serviços britânico.

"No entanto, as pessoas podem aspirar a uma carreira em que a diferença entre a verdade e a ficção se reduz um pouco e terão a certeza de uma carreira estimulante e gratificante, que, como a de Bond, estará a serviço de seu país".

Entre os requisitos para ser espião estão: ter grande capacidade para manejar altos níveis de estresse e poder resolver problemas em situações extremas sem a ajuda dos inventos letais e espetaculares que facilitavam a vida de 007.

O site do MI6 - em inglês, espanhol, francês e russo - busca também tornar a instituição mais transparente, apresentando a história e o âmbito de competências da organização encarregada de coletar informações exteriores.

O site constitui "a melhor forma de melhorar o conhecimento sobre o trabalho deste serviço e suas responsabilidades", resumiu o porta-voz. A outra agência britânica de inteligência, o MI5, está voltado para a segurança nacional.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.