inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Redimensione suas fotos

As câmeras digitais vêm com uma configuração para selecionar o tamanho que a foto vai ficar ao ser batida. Esta função não é para simplesmente economizar espaço no cartão, e sim para definir qual a finalidade da foto. A dimensão das fotos na tela é completamente diferente das fotos impressas. Uma foto em um papel 10x15 centímetros vai ocupar várias vezes o espaço útil do monitor.

  • Baixe o PhotoPlus
  • Como mudar o tamanho
  • Como recortar as fotos
  • Como clarear ou escurecer
  • Como remover olhos vermelhos

    Entretanto, muitas vezes se tira uma foto para ser impressa, e depois queremos uma versão para mandar para os amigos pela Internet. Para não ficar enviando arquivos pesados de fotos desnecessariamente grandes, o ideal é redimensioná-la.

    Para este tutorial, utilizamos o programa PhotoPlus.

    Importante: uma imagem nunca pode ser aumentada de tamanho sem perda de qualidade. Por isto, o ideal é sempre tirar fotos na melhor qualidade da sua câmera para eventualmente diminuir a qualidade no computador.

    1) Abra a foto - Clique no botão . Na janela que abrir, encontre a imagem, selecione-a e aperte Abrir. A foto agora deverá aparecer na sua área de trabalho.

    2) No menu Image, selecione a opção Image Size. Agora, você deverá ver um menu como este:


    Mantenha as caixas de seleção Resize layers e Mantain aspect ratio selecionadas. Isto vai garantir que sua imagem seja redimensionada sem perder suas proporções.

    2.1) Para fotos que serão somente visualizadas na tela

    Pixel Size: este é o tamanho da sua imagem medido em pontos na tela, ou seja, a foto do exemplo tem 2048 pixels de largura (width) por 1536 pixels de altura (height). Para se ter uma noção, usualmente, a resolução do monitor é algo entre 800x600 pixels e 1024x768, portanto qualquer imagem dentro dessas medidas será visualizada por completo na tela. Coloque um valor numérico em somente um dos campos (Width ou Height), para modificar o tamanho da foto, a outra dimensão será calculada automaticamente de acordo com a proporção da foto.

    Ignore o Print size.

    2.2) Para fotos que serão impressas

    Print Size: este é o tamanho que a foto vai aparecer no papel depois de impressa. O valor padrão está especificado em polegadas (Inches), mas pode ser modificado para centímetros (Centimeters). A foto do exemplo tem 28.44 polegadas de altura por 21.33 de largura, cerca de 72x54 centímetros. Ajuste o valor numérico da altura ou da largura que o conseguinte será calculado automaticamente.

    Resolution: é o número de pontos por polegada (dpi, dots per inch) que tem sua foto. Normalmente as câmeras digitais vêm com três configurações de resolução: Fine (300 dpi), Normal (150 dpi) e Basic (72 dpi). Todas as três opções têm o mesmo tamanho de imagem, porém quanto menor a resolução, maiores serão os pontos e, conseqüentemente, as imperfeições, além de ser um arquivo que ocupa menos espaço.

    3) Aperte o botão OK

    4) Salve sua foto - Muito cuidado na hora salvar sua foto! A não ser que você não vá mais usar esta imagem para outras coisas, não salve a foto sobre a original. Vá no menu File e selecione a opção Export Optimizer. Você deverá ver a seguinte janela:

    Em Format, selecione a opção JPG. Observe, sobre a foto, o tamanho da imagem. Em Quality, à esquerda, você poderá diminuir ainda mais a resolução da imagem.Aperte o botão Export e dê um nome à sua imagem.

  • Redação Terra