Dinossauro recepcionista? Conheça o hotel de robôs no Japão
Hotel atraiu o interesse da imprensa estrangeira, mas o público japonês demonstrou menos entusiasmo
Os funcionários de um novo hotel no Japão são eficientes, mas um tanto incomuns. Desde o check-in até a saída dos hóspedes, tudo é resolvidos por uma equipe de robôs.
Uma noite no hotel Henn na ("esquisito", em tradução livre), que faz parte do parque de diversões Huis Ten Bosch, custa a partir de 9 mil ienes (R$ 230), o que é considerado uma pechincha no país.
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O fundador do parque, Hideo Sadawa, disse à imprensa que ter robôs trabalhando no hotel não é apenas um truque. Segundo ele, o objetivo é mostrar como os estabelecimentos podem se tornar mais eficientes com menos gastos trabalhistas.
"Eu queria destacar a inovação e também queria fazer algo a respeito da alta nos preços dos hotéis", afirmou.
O hotel atraiu o interesse da imprensa estrangeira, mas o público japonês demonstrou menos entusiasmo – afinal, o país já está acostumado a modas exóticas relacionadas à tecnologia.
Conheça algumas das principais "esquisitices" do lugar:
Um dinossauro na recepção
O Henn na tem diferentes tipos de recepcionistas, incluindo um dinossauro que fala inglês e uma andróide que fala japonês.
Ao chegar, é preciso digitar seus dados pessoais em um painel touch screen. Os robôs também usam tecnologia de reconhecimento facial.
Um carregador robô
Quem leva as suas malas até o quarto é, também, um autômato. Basta colocar a bagagem nele e digitar o número do quarto.
Sensores que detectam o calor do corpo
Os quartos são equipados com painéis que usam sensores para ajustar a temperatura do ambiente de acordo com a temperatura do corpo dos seus habitantes.
Além disso, também não há interruptores de luz. Quando querem apagar as luzes do quarto, os hóspedes têm que falar com a robô Tully, em forma de Tulipa.
Além de escurecer o ambiente, ela também informa as horas e a previsão do tempo.
Um robô gigante para guardar suas malas
Quer fazer o check-out, mas pegar as malas depois? Sem problemas.
Um tipo robô gigante mais comum em fábricas ajuda os hóspedes a guardar suas malas em um quarto especial.
Os clientes colocam as malas em uma janela e elas caem em uma caixa. Em seguida, o robô recolhe uma por uma e as coloca em armários.