Prefeitura de Curitiba rebate Skol após propaganda polêmica
Rebatendo ação da marca que foi acusada de incentivar o estupro, prefeitura ressaltou, nas redes sociais, que o "não" das mulheres quer dizer apenas "não"
A Prefeitura de Curitiba aproveitou a polêmica envolvendo a publicidade lançada nesta semana pela Skol - acusada de incentivar o estupro - para divulgar em suas populares redes sociais uma campanha contra a exploração sexual. "'Não' quer dizer: não. Respeite nossas mulheres", diz o slogan. Como de costume, recebeu uma enxurrada de elogios dos internautas.
Apenas pra relembrar. pic.twitter.com/De0fz9grlg
— Prefeitura Curitiba (@Curitiba_PMC) 12 fevereiro 2015
A marca de cerveja havia colocado em outdoors de São Paulo uma ação com mensagens como "Esqueci o 'não' em casa" e "Topo antes de saber a pergunta" em referência ao clima de festa do Carnaval. Elas, no entanto, foram consideradas ofensivas por induzirem a perda de controle e o assédio. Os cartazes chegaram a ser alvo de uma intervenção feminista da publicitária Pri Ferreira e da jornalista Mila Alves, que posaram ao lado deles e compartilharam a imagem na web.
"A 'maravilhosa' Skol decidiu fazer uma campanha de carnaval espalhando frases que induzem a perda do controle. 'Topo antes de saber a pergunta' e 'esqueci o não em casa' são alguns exemplos. Uma campanha totalmente irresponsável, principalmente durante o carnaval que a gente sabe que o índice de estupro sobe pra caramba. Eu e @sugarmila decidimos fazer uma pequena intervenção. Amigos publicitários, vocês precisam ter mais noção e respeito #feminismo #respeito #estuproNAO", escreveu Pri como legenda da foto.
Em meio à polêmica, a Ambev informou que faria uma força-tarefa para retirar a campanha de veiculação.