0

Robôs programáveis que cortam grama serão realidade em 2013

26 set 2012
08h09

Ficará cada vez mais fácil manter o gramado do quintal de casa aparado e bem conservado. Robôs cortadores de grama estão sendo desenvolvidos para substituir o trabalho do homem nessa tarefa. Com regulagens que vão desde o perímetro de cobertura até a altura da grama a ser cortada, a tecnologia permitirá riscar esse item de vez da lista de atividades do final de semana.

Dispositivo possui regulagens para altura do corte da grama e sensores para desviar de obstáculos, além de proteção antifurto
Dispositivo possui regulagens para altura do corte da grama e sensores para desviar de obstáculos, além de proteção antifurto
Foto: Honda / Divulgação



Lançamento da Honda previsto para 2013, o Miimo é um robô que combina controles inteligentes para automatizar o corte da grama. O dispositivo funciona dentro de um perímetro delimitado por um fio, que pode ser enterrado ao redor do gramado e emite sinais que definem o raio de ação, garantindo precisão e segurança. As opções de regulagem permitem definir a altura do corte, entre 20 e 60 milímetros, e o padrão do percurso do robô: aleatório, direcional ou misto.



Três sensores evitam que o aparelho se choque contra algum obstáculo, desviando de direção sempre que algo é detectado. Mesmo assim, caso as lâminas batam em pedras ou raízes, a tecnologia foi desenvolvida para que elas se curvem, sem quebrar como as lâminas tradicionais. Outra vantagem do Miimo é a dispensa de um cesto coletor. Segundo a fabricante, as aparas de grama geradas no corte são pequenas e podem funcionar como um fertilizante natural.



Com uma tecnologia antifurto, o Miimo conta com sensores que desligam o robô e acionam um alarme caso ele seja erguido. Nesse caso, o sistema ainda bloqueia a utilização do aparelho até que o proprietário insira uma senha. O equipamento também possui um sistema que monitora a energia. Caso a bateria esteja prestes a acabar, o robô retorna automaticamente à estação de carregamento.



O Miimo é oferecido em dois modelos, com perímetro máximo de corte de 300 e 500 metros. O Miimo 500, por exemplo, é capaz de cobrir um terreno com cerca de 3 mil metros quadrados. O pacote prevê venda do aparelho, instalação da estação de carregamento e do fio de perímetro e programação do intervalo de operação.



Movido a energia solar

A Husqvarna, fabricante mundial de equipamentos para manejo de áreas verdes, também possui um cortador de grama automatizado, programado para trabalhar sozinho. Disponível nos mercados da Europa e dos Estados Unidos, o Automower Solar Hybrid é movido a energia solar, mas tem autonomia para funcionar durante o dia ou à noite, graças a uma bateria recarregável de lítio que acompanha o produto. A precisão do mapeamento também dá ao aparelho capacidade para desviar de arbustos, vasos e cercas, podendo cobrir uma área de até 2,2 mil metros quadrados.



As configurações possíveis vão desde o horário de operação até delimitações como altura do corte, velocidade de deslocamento e consumo de energia. O dispositivo produz pouco ruído e pode operar em condições adversas, como barro, chuvas, subidas e descidas, e tem um sistema de segurança que paralisa as lâminas de corte quando é erguido do chão. A tecnologia ainda permite comunicação direta com o smarphone do proprietário, para avisar qualquer eventual problema por meio de mensagens de texto.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra

compartilhe

publicidade
publicidade