PUBLICIDADE

Brasil é tricampeão mundial em batalha de robôs nos EUA

31 out 2011 - 12h24
(atualizado em 1/11/2011 às 17h59)
Compartilhar
Bruno Maestrini
Direto dos Estados Unidos

O Brasil sagrou-se tricampeão mundial de combate de robôs neste domingo em San Mateo, Estados Unidos. Das quatro categorias de mais prestígio da Combotz, o Brasil ficou com três medalhas de ouro. O país foi representado por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), coordenados pelo professor Marco Antonio Meggiolaro.

Com a série de robôs Touro - um em cada categoria da competição - o Brasil dominou a batalha dentro e fora da arena, tendo de longe a torcida mais animada e vibrante. Os combatentes de metal têm, cada um, um tipo especial de arma, e seguem regras que lembram esportes de luta. A batalha dura três minutos e acaba se um robô for jogado para fora da arena ou parar de funcionar. Ao término do tempo, se os dois competidores ainda "sobreviverem", é feita uma avaliação por pontos por parte dos juízes, que levam em consideração o dano e a agressividade das máquinas, comandadas por controle remoto.

Touro feather, competidor no peso pena, foi um dos grandes vitoriosos do dia, destruindo o robô norte-americano com seu tambor, um cilindro que gira a oito mil rotações por minuto e joga o oponente para o alto.

"Tivemos uma participação maravilhosa este ano, o que inclui uma dobradinha, onde teríamos uma luta entre dois de nossos robôs", diz Meggiolaro. "Acabamos abrindo mão da luta e dando vitória para um dos robôs para poupar a máquina", conta.

A Combotz, competição que faz parte dos Robogames, é considerada de primeiro escalão em batalhas de robô, e o Brasil tem conseguido resultados expressivos desde 2007, primeiro ano em que concorreu. A equipe agora se prepara para próxima competição da Robogames, em Tóquio, no ano que vem.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade