PUBLICIDADE

Franceses criam robô que monitora pessoas em tempo real

19 dez 2011 - 20h18
(atualizado às 20h28)
Compartilhar

Deixar seu filho sozinho em casa pode trazer muitas preocupações e inseguranças. Pensando nisso, a empresa francesa EOS Innovation, fundada em 2010, acaba de lançar um pequeno robô que é capaz de monitorar ambientes e pessoas à distância, o E-One.

E-One poderá ser utilizado nos cuidados com idosos e deficientes físicos
E-One poderá ser utilizado nos cuidados com idosos e deficientes físicos
Foto: Divulgação

O E-one tem apenas 60 cm de altura, pesa de 8 kg a 10 kg e sua bateria tem autonomia para até quatro horas de uso ininterrupto. O robô é equipado com duas câmeras de alta resolução, um projetor, dois alto-falantes, dois microfones omnidirecionais e ele ainda é capaz de se conectar com outros aparelhos através de uma conexão Wi-Fi ou cabo USB.

O robô é capaz de patrulhar e monitorar ambientes e pessoas e ainda avisar o proprietário quando algo suspeito ou pouco comum for detectado.A EOS Innovation também acredita que o E-One, que ainda está em fase de testes, poderá ser muito útil, em um futuro próximo, nos cuidados com idosos e deficientes e ainda poderá funcionar como um robô de telepresença.

"Atualmente, a maior fraqueza na área da robótica é o tempo de duração da bateria. As baterias devem durar várias horas para que os robôs usem sua energia de forma mais eficiente. Fala e reconhecimento visual também são dois domínios onde há muito trabalho a ser feito. Na minha opinião, estamos caminhando para a criação de robôs que possam se comunicar uns com os outros para facilitar as coisas. Se é um robô aspirador de pó, uma máquina de cortar grama ou um mordomo, eles serão capazes de receber ordens e dividir o trabalho. Mas uma máquina que possa substituir uma pessoa ainda está longe. Acho que devemos criar robôs simples que são otimizados para tarefas específicas", afirmou David Lemaitre, diretor e fundador da EOS Innovation. O robô ainda não tem previsão de lançamento.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade