0

Hospital da Escócia terá funcionários robôs

18 jun 2010
19h38
atualizado às 19h48

Será inaugurado em agosto, em Lambert, na Escócia, o primeiro hospital britânico que utiliza robôs para cuidar de tarefas como remoção de bandejas de alimento, limpeza de quartos e salas de operações.

O hospital, ainda em construção, utilizará robôs em tarefas como limpeza de quartos e de salas de operação
O hospital, ainda em construção, utilizará robôs em tarefas como limpeza de quartos e de salas de operação
Foto: Reprodução

as máquinas terão sua própria rede no subterrâneo do hospital, para evitar ao máximo o contato com funcionários e pacientes, segundo conta a BBC . Mesmo assim, funcionáris poderão chamar os robôs a qualquer momento.

Os robôs utilizam um feixe de laser para ajudar em sua localização. Além disso, possuem um computador que se comunica com as portas eletrônicas do hospital e sensores que percebem a presença de obstáculos e pessoas.

O site The Register destaca que a principal vantagem na utilização dos robôs é o controle de infecções, pela possibilidade de separação entre os trabalhos "limpos" e "sujos" que normalmente são feitos pelas mesmas pessoas. Robôs diferentes serão utilizados tanto para as tarefas consideradas limpas, como levar e remover bandejas de alimentação, como as consideradas sujas, como limpeza de quartos e salas de operações. Entretanto, responsáveis garantem que eles não substituirão os funcionários humanos, apenas servirão para que estes estejam mais focados nos pacientes.

O hospital custou cerca de R$ 700 milhões (£300 milhões) e se encontra em fase final de testes, principalmente com relação aos robôs.

Geek

compartilhe

publicidade
publicidade