PUBLICIDADE

Japoneses criam robô que veste camiseta em manequim

3 nov 2011 18h05
| atualizado às 18h07
Publicidade

Ao que tudo indica, os robôs estão muito próximos de nos auxiliar nas nossas atividades diárias, como fazer compras, lavar louça, cozinhar e, por que não, nos vestir. Alguns pesquisadores japoneses criaram um robô que é capaz de vestir uma camiseta em um manequim.

Robô executa tarefa em apenas 10 segundos, graças a articulações e câmeras de alta precisão que compõem seu sistema
Robô executa tarefa em apenas 10 segundos, graças a articulações e câmeras de alta precisão que compõem seu sistema
Foto: Geek / Reprodução

O robô foi desenvolvido pelo Instituto Nara de Ciência e Tecnologia (NAIST, na sigla em inglês), em Tóquio, e é o primeiro no mundo a vestir automaticamente uma peça de roupa em um manequim. E tudo em apenas 10 segundos.

Segundo o TechCrunch, o NAIST utilizou para os braços do robô um sistema servo-controlado com sete articulações e com dez câmeras de alta precisão, para ajudá-lo a realizar suas atividades com sucesso. Os membros chamam-se WAM e não foram desenvolvidos pelos japoneses: são, na verdade, um produto "de prateleira" da empresa Barrett, fundada por ex-alunos do MIT.

Os seja: com dinheiro sobrando, muito conhecimento de algoritmos e inteligência artificial, e um pouco de imaginação, qualquer um (inclusive a estimada leitora e o prezado leitor) pode montar em casa um sistema parecido.Um vídeo produzido pelos pesquisadores do NAIST mostra o robô em ação e pode ser conferido pelo atalho http://bit.ly/s8OKXD.

Geek
Publicidade