2 eventos ao vivo

Robô pode substituir profissionais em reuniões

20 mai 2010
16h16

A empresa norte-americana Anybots lançará até o final do ano o robô QB, que realizará funções corporativas - e chatas - no lugar dos donos, como ir a conferências e reuniões. O produto é destinado a empresários e seus funcionários.

O robô possui bateria com autonomia de oito horas
O robô possui bateria com autonomia de oito horas
Foto: Geek

O lançamento da Anybots pretende substituir o ser humano no ambiente de trabalho em funções que exijam sua presença, mas não necessariamente física. O QB é um robô-avatar destinado a ser os olhos, ouvidos e boca de seu dono onde quer que ele não possa ou deseje estar - reuniões regadas a Power Point são o exemplo que primeiro vem à mente. Bob Christopher, chefe de operações da Anybots, contou ao blog Gadget Lab da revista Wired que o QB é uma extensão do seu dono, fazendo com que o espaço entre as pessoas e o trabalho diminua.

O QBO possui duas câmeras e uma tela na parte superior, onde seria a cabeça, que fica sobre uma haste ajustável. Possui bateria com autonomia de oito horas, suporte a Wi-Fi, câmera de 5 megapixels e atinge velocidade máxima de 5,6 km/h.

A altura do QB é um destaque em relação a projetos do mesmo tipo de outras empresas, ficando mais longe do chão. Segundo a Anybots, o robô - que funciona com um processador Intel Core 2 Duo e tem suporte à tecnologia 3G - estará disponível para venda no outono do Hemisfério Norte, custando inicialmente U$ 15 mil, cerca de R$ 27 mil.

A Wired destaca ainda que empresas podem adquirir o QB para servir a vários funcionários, já que para controlá-lo basta acessar o site e utilizar as teclas direcionais para comandar o robô pela sala de reunião.Outras empresas também desenvolvem ferramentas deste tipo. A Wow Wee trabalha em seu robô. Embora esteja mais para uma webcam com rodas, a intenção é a mesma.

Geek

compartilhe

publicidade