PUBLICIDADE

Na Nova Zelândia, robôs-músicos integram banda de rock

18 nov 2011 - 11h35
Compartilhar

Esqueça os lindos anjinhos de decoração de natal que só se mexem enquanto um sistema de som toca a música. Formada apenas por robôs-músicos, uma banda de Hamilton, na Nova Zelândia, realmente toca as próprias músicas. A The Trons tem site oficial, canal no MySpace, clipes no YouTube e até CD e DVD gravados. Piadas à parte, o som do grupo é um rock puxado para o metal.

Banda neozelandesa The Trons é composta apenas por robôs-músicos, que começaram a carreira em 2008 e hoje já têm CD e DVD lançados
Banda neozelandesa The Trons é composta apenas por robôs-músicos, que começaram a carreira em 2008 e hoje já têm CD e DVD lançados
Foto: Divulgação

Construídos com sucata eletrônica, os robôs fizeram o primeiro show em 2008, numa festa de garagem. De lá pra cá, a banda robótica já fez mais de 80 shows, incluindo uma turnê pela Europa. Segundo o criador do grupo, o músico Mattew Steinke, a única diferença da The Trons para um conjunto musical composto por humanos é que os autômatos precisam ser carregados para o palco.

Segundo Steinke, os instrumentos usados pela banda são iguais aos usados por pessoas, conectados às "extremidades tocantes" dos robôs. "O coração da banda é um computador velho de 15 anos atrás, retirado de uma máquina de vendas desativada", relata o perfil do grupo no MySpace, onde é possível ouvir algumas das canções. O PC controla a sincronização entre os integrantes da banda, embora, segundo o site oficial, "a natureza sucateira dos robôs implique em algum tipo de aleatoriedade mecânica na forma de tocar".

Quem confere as apresentações ao vivo do The Throns ainda assiste a um espetáculo à parte. Câmeras acopladas aos instrumentos captam como os mecanismos dos robôs funcionando, e um projetor exibe as imagens em um telão, atrás dos integrantes, durante o show.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade