PUBLICIDADE

Robôs vão construir torre de 6 m de altura sozinhos na França

1 dez 2011 - 10h05
Compartilhar

Robôs serão os grandes - e únicos - responsáveis pela construção de uma exposição no Centro FRAC, em Orleans, na França. Os autômatos voadores vão usar 1,5 mil módulos de isopor para criar uma torre de seis metros de altura, na exibição Flight Assembled Architecture (Arquitetura de Montagem Aérea, em tradução livre). As informações são do Gizmag.

Robôs voadores, também chamados de quadricópteros, vão usar 1,5 mil blocos módulos de isopor para erguer uma edificação de 6 m de altura e 3,5 m de diâmetro
Robôs voadores, também chamados de quadricópteros, vão usar 1,5 mil blocos módulos de isopor para erguer uma edificação de 6 m de altura e 3,5 m de diâmetro
Foto: TecMundo / Reprodução

A mostra foi criada pelo escritório suíço Gramazio & Kohler, de arquitetura, e os robôs voadores que vão construí-la são assinados pelo designer Raffaello D'Andrea. A criação da instalação de 3,5 m de diâmetro será feita em frente aos visitantes. O processo todo será filmado e as imagens resultarão, depois, em uma vídeo-performance.

Os robôs voadores têm sensores eletrônicos especiais para permitir controle preciso e pré-programação de rotas, que podem ser curvas ou espirais, entre outras. Os autômatos têm quatro hélices (por isso também são chamados quadricópteros) e conseguem se comunicar e interagir, além de evitar colisões, graças à tecnologia que os coordenam.

O sistema é controlado por um computador central, capaz de monitorar até 50 robôs ao mesmo tempo, e a uma taxa de 370 frames por segundo - a título de comparação, filmes de cinema rodam 36 frames por segundo. Isso quando os autômatos estão dentro da chamada Flying Machine Arena (Arena de Máquina Voadora), área de 10 m³ criada por D'Andrea como uma zona de trabalho dos robôs.

O objetivo da exposição conjunta dos arquitetos com o designer é inspirar novos métodos de reflexão sobre arquitetura e o "processo físico da formação dinâmica". A mostra fica aberta entre 2 de dezembro e 19 de fevereiro do ano que vem.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade