PUBLICIDADE

Robô criado em tempo recorde escala estruturas de ferro

5 dez 2011 - 16h30
(atualizado às 17h14)
Compartilhar

Parece que quanto mais os seres humanos pesquisam e aprimoram os robôs, mais próximo estamos da dominação das máquinas. Apocalíptico demais? Você irá entender o porquê assim que ver o Dream Robo em ação. O robô japonês é capaz de subir e escalar estruturas de ferro sem a menor dificuldade, e foi desenvolvido em tempo recorde: apenas três meses.

Dream Robo foi desenvolvido pelo designer de produtos Toshiyuki Kita e o autor Taichi Sakaiya
Dream Robo foi desenvolvido pelo designer de produtos Toshiyuki Kita e o autor Taichi Sakaiya
Foto: Reprodução / Geek

O Dream Robo, desenvolvido pela empresa de equipamentos industriais Muscle Corporation em parceria com outras 15 companhias japonesas, foi apresentado pela primeira vez durante a World Expo em Xangai, na China, no ano passado.

"Este robô foi produzido em tempo recorde, levando apenas três meses entre o desenvolvimento e a construção. Um projeto como este costuma levar aproximadamente dois anos para ficar pronto, mas nós o concluímos muito rápido. Nós pensamos muito como proceder e decidimos fazê-lo em grupo, com a colaboração de 15 empresas no total", afirmou Hirofumi Tamai, presidente da Muscle Corporation.

Segundo o TechCrunch, o robô tem aproximadamente 1,4 m de altura, pesa 30 kg e se movimenta com o auxílio de cinco motores autônomos construídos em seu corpo. Para as articulações do Dream Robo foram utilizados um sistema de servo integrado, um motor, um driver, um controle e o mais interessante, uma unidade de alimentação compacta, eliminando fios.

Os cinco motores são distribuídos pelo corpo do robô da seguinte forma: dois foram instalados nos ombros, dois nas pernas e um nas costas. O robô ainda possui uma espécie de ganchos nas mãos e nos pés para facilitar sua subida e descida da estrutura sem que ele perca o equilíbrio e venha a cair.

"Quando o robô quer se movimentar para o próximo nível, em primeiro lugar, ele levanta sua mão direita. Depois, ele gira levemente suas costas e em seguida, ele ergue a mão direita um pouco mais, volta suas costas para a posição original e puxa sua mão para baixo. A força necessária para encaixar sua mão é transmitida pelo motor e depois de concluído este movimento, o próximo motor é instruído a levantar a mão esquerda. Ou seja, o movimento do robô depende dessa comunicação entre os motores", explicou o presidente da empresa.

O Dream Robo foi desenvolvido pelo designer de produtos Toshiyuki Kita com a ajuda do autor Taichi Sakaiya, no papel de produtor executivo do projeto. Um vídeo produzido durante a exposição de robôs em Xangai mostra o Dream Robo em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho http://bit.ly/uhRyQS.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade