13 eventos ao vivo

Sem Mercadante, fisl12 começa no RS para debater neutralidade

29 jun 2011
10h20
atualizado às 12h15
Eva Mothci
Ismael Cardoso
Direto de Porto Alegre

Começa nesta quarta-feira em Porto Alegre a 12ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl12), realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS). O evento inicia sem a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, que iria participar de um painel sobre a estratégia nacional em tecnologia, ciência e educação na manhã deste primeiro dia.

Participantes fazem fila para pegar credenciais e o material para o evento
Participantes fazem fila para pegar credenciais e o material para o evento
Foto: Eva Mothci / Terra

No início da manhã, uma longa fila podia ser vista do lado de fora do prédio 40 da PUC,e havia intensa movimentação nos estandes da entrada: os participantes chegavam para pegar credenciais, material e garantir seu lugar nas atividades. Até o dia 2 de julho, a expectativa da organização é de que 8 mil pessoas passem pelo evento, que terá mais de 450 atividades entre oficinas, workshops e palestras, contando ainda com uma Mostra de Soluções e Negócios Livres.

A neutralidade na internet - basicamente, o princípio de que os conteúdos devem estar igualmente acessíveis a qualquer usuário, sem interferências no tráfego da internet - é o tema central desta 12ª edição do fórum e será repercutido em dezenas de debates e paineis. Outro tema forte que permeia o evento é a mobilidade, tema de diversas atividades. Um exemplo é o APPCirxcus Show, que mostra as grandes novidades em aplicativos para web.

O fisl já recebeu cerca de 60 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2000, e trouxe personalidades de destaque no mundo da tecnologia, incluindo Richard Stalmann, o criador do software livre. No ano passado, o fisl contabilizou 473 palestras, 79 caravanas de participantes e mais de 470 palestrantes. No total, havia representantes de 29 países no evento. A grade completa com a programação e outras informações podem ser encontradas no site do evento, http://softwarelivre.org/fisl12/.

Fonte: Terra
publicidade