PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

"Veja" publica trecho da biografia de Jobs antes do lançamento

7 out 2011 - 22h26
(atualizado às 22h39)
Compartilhar

A revista Veja traz na edição que chega às brancas neste final de semana um capítulo inédito da biografia de Steve Jobs, que teve seu lançamento antecipado para 24 de outubro após a morte do cofundador da Apple. No trecho reproduzido pela revista, o jornalista americano Walter Isaacson, que também é autor da biografia de Albert Einstein, descreve a relação entre o executivo e o designer Jonathan Ive, chefe da equipe de design da companhia e responsável por produtos como iPod, iPad e iPhone. Ive - ou Jony, como era chamado - assumiu o comando da equipe em 1996, um ano antes do retorno de Jobs à Apple. Ive conta no livro que pensava em em deixar a empresa, já que a Apple tinha pouco apreço pelo design. Quando Jobs reassumiu seu posto, diz o trecho do livro publicado pela Veja, fez uma palestra que mudou a cabeça de Ive, que resolveu ficar. "Estávamos na mesma frequência. De repente entendi por que eu amava a empresa", afirma no livro.

Homem que demitiu Jobs da Apple lamenta morte do colega:

Segundo a biografia publicada pela revista, Jobs respeitava Ive e achava que o designer fez "uma diferença imensa" na Apple e no mundo. "(Ive) É uma pessoa maliciosamente inteligente em todos os sentidos. (...) Se tive um parceiro espiritual na Apple, foi Jony. Jony e eu bolamos a maioria dos produtos juntos. Depois chamamos outras pessoas e perguntamos: 'Que acham disso?'", disse Jobs ao biógrafo. Ive disse que às vezes se ofendia com Jobs por ele ficar com muito crédito sobre os produtos. "Eu me sentava na plateia e ele falava daquilo como se fosse ideia sua. (...) dói quando ele assume a autoria de um dos meus designs", contou Jony. Mesmo com a mágoa de artista, Ive reconhece a importância do papel de Jobs na companhia. "As ideias que ocorrem a mim e a minha equipe seriam totalmente irrelevantes se Steve não estivesse aqui para nos empurrar, trabalhar conosco e derrubar a resistência a transformar nossas ideias em produtos", disse no trecho do livro publicado pela Veja.

Steve Jobs morre aos 56 anos
O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu nesta quarta-feira aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", dizia a nota à época.

A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Depois, em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, chegando se reunir a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançar o iPad 2, em março, surpreendendo ao subir ao palco para apresentar o produto.

Detalhes do estado de saúde de Jobs sempre foram um mistério. Uma fotografia que mostrava o executivo muito magro e com aparência debilitada (sobre a qual recaíram suspeitas de manipulação) foi publicada pelo site americano de celebridades TMZ dois dias após ele ter deixado o cargo de presidente-executivo da Apple. Em fevereiro, Jobs foi fotografado pelo jornal americano The National Enquirer na mesma clínica onde o ator Patrick Swayze, morto em setembro de 2009, recebeu tratamento para câncer de pâncreas.

Se você quiser falar sobre a importância de Steve Jobs e dos produtos da Apple clique aqui e envie textos, fotos ou vídeos para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade