PUBLICIDADE

ABNT certifica primeira empresa de TI com Rótulo Ecológico

6 set 2011 - 16h01
(atualizado às 16h13)
Compartilhar

O Rótulo Ecológico ABNT foi conferido, pela primeira vez, a uma empesa do setor de telecomunicações e Tecnologia da Informação (TI). A Furukawa, fabricante de cabeamento estruturado e acessórios para redes ópticas, recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas o selo de qualidade ambiental, que atesta a sustentabilidade da cadeia de produção dos produtos rotulados.

Rótulo Ecológico ABNT certifica sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, que no caso da Furukawa inclui recolhimento dos materiais e reciclagem apropriada
Rótulo Ecológico ABNT certifica sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, que no caso da Furukawa inclui recolhimento dos materiais e reciclagem apropriada
Foto: Divulgação

Para receber o selo, a empresa precisa comprovar que minimiza os impactos de sua produção, desde a concepção do produto até o descarte e destino correto dos resíduos, passando pela extração da matéria prima, fabricação, empacotamento e distribuição. No caso da Furukawa, a marca "verde" foi conferida à família de cabos da companhia, o que inclui os modelos Multilan CAT. 5E U/UTP e F/UTP (LSZH), Gigalan CAT. 6 U/UTP e F/UTP (LSZH), e Gigalan Augmented CAT. 6A U/UTP e F/UTP (LSZH).

"Esta certificação valida nosso compromisso com as futuras gerações e auxilia a marca a avançar cada vez mais com seus negócios no Brasil e em mercados internacionais", afirma o presidente da Furukawa, Foad Shaikhzadeh. A empresa já obteve, em 2002, o ISO 14001, que certifica índices de gestão ambiental e sustentabilidade. Além disso, desde 2007 a indústria de origem japonesa vende no País sua linha de produtos ecológicos - que atendem às disposições de redução de uso de substâncias tóxicas da RoHS (Restriction of Hazardous Substances, em inglês).

Também em 2007, a empresa lançou o programa Green IT Furukawa (Furukawa TI Verde, em tradução livre), que recolhe cabos e acessórios em clientes que estão comprando novas tecnologias. O material é embalado e levado de volta à sede da fabricante, onde é separado e enviado às usinas de reciclagem especializadas.

Além da reciclagem dos descartes, a Furukawa desenvolveu outras iniciativas para economizar recursos. Na fábrica de Curitiba, no Paraná, um sistema de captação de água da chuva diminui o consumo do líquido que vem da rede pública no processo de produção. Para reduzir o consumo de energia foram trocas as luminárias por modelos mais modernos e econômicos. A gestão energética inclui a criação de novos sistemas de iluminação, como a substituição de uma parte do telhado por telhas translúcidas, que permitem o aproveitamento da luz natural. O uso de fotocélulas em ambientes internos também entra na lista de ações da empresa. A conta de luz ainda ficou mais baixa com a substituição de motores por modelos mais eficientes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade