PUBLICIDADE

Para estimular tecnologia, carros solares competem no Atacama

29 set 2011 - 10h53
(atualizado às 17h25)
Compartilhar

O deserto do Atacama, no Chile, será a pista de corrido do Atacama Solar Challenge, corrida de carros movidos a energia solar. Os 1060 quilômetros do percurso, que serão percorridos entre 30 de setembro e 2 de outubro, correspondem à região mundial com os maiores níveis de radiação solar do mundo.

Carros percorrerão deserto na corrida Atacama Solar Challenge, que vai reunir 30 equipes de 7 países do continente americano
Carros percorrerão deserto na corrida Atacama Solar Challenge, que vai reunir 30 equipes de 7 países do continente americano
Foto: AFP

O objetivo da iniciativa, segundo o site oficial do evento, é estimular o desenvolvimento de tecnologias solares no Chile e na América Latina. A competição está dividida em duas categorias. A primeira, chamada de Desafio Solar Atacama é voltado aos carros que empregam alta tecnologia e usam somente energia solar. Já a Rota Solar, para os que são de baixo custo - máximo de US$ 7 mil -, permite veículos impulsionados também por energia humana.

Ao todo, se inscreveram 30 times de sete nacionalidades - só do Chile, foram 18 equipes -, todos com estudantes universitários de países da América Latina. Na categoria de tecnologia de ponta, seis grupos fizeram a etapa classificatória, todos do país sede da corrida, e dois foram selecionados para a corrida. Para A Rota Solar, 24 times se inscreveram, sendo três argentinos e dois mexicanos, e nove passaram pela etapa classificatória e vão fazer o trajeto da cidade de Humberstone, passando por Antofagasta e Calama, e completando a prova chegando em Iquique.

O Atacama Solar Challenge é uma iniciativa da seção chilena do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), do Centro de Energia da Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile e da corporação La Ruta Solar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade