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Feira destaca carro com bateria de celular e bicicleta elétrica

7 out 2011 - 14h46
(atualizado às 15h07)
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Veículos movidos a energia elétrica já deixaram de ser conceito e estão chegando aos consumidores de varejo. Nem por isso as empresas de mobilidade deixam de inovar, e algumas das novidades em termos de tecnologias "verdes" foram apresentadas no 20° Congresso da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade, realizado entre terça e quinta-feira em São Paulo.

Movido a bateria de celular
Ao todo, 1,4 mil baterias de celular armazenam a energia do protótipo elétrico de corrida do tipo fórmula desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Mecânica e Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Paulo. O modelo tem até 30 minutos de autonomia.

Chegar a 100 quilômetros por hora não é problema para o protótipo, projetado por sete alunos com a orientação do professor Ricardo Bock. O carro tem tecnologia que prioriza materiais disponíveis no Brasil, como é o caso do motor e do inversor de frequência.

O modelo criado pelos estudantes da FEI é um dos que vai competir na corrida Fórmula Elétrico, modalidade que a seção brasileira da Sociedade de Engenheiros de Mobilidade inaugura no País em 2012. Como primeiro protótipo para a competição, o carro dos paulistas foi destaque no Congresso da SAE Brasil.

Bicicleta elétrica
Também movida a energia elétrica, outro realce do evento foi a eBike, produzida pela Bosch como forma de viabilizar o usa da bicicleta para distâncias maiores. O veículo tem um motor elétrico de 250 Watts que torna as pedaladas mais leves, e por isso possibilita que o ciclista percorra trajetos mais longos.

Sensores instalados no quadro identificam a força das pedaladas e velocidade da bicicleta, informando o usuário através de um visor, preso ao guidão. A tela também exibe dados sobre a distância percorrida e a carga da bateria de íon de lítio - que leva 2,5 horas para ser carregada.

O motor elétrico pode ajudar o ciclista a atingir uma velocidade de até 25 quilômetros por hora, no modo Speed, um dos quatro disponíveis para seleção no visor do guidão. Há ainda as opções Tour, para trajetos mais longos, Sport, para o tráfego urbano, e Eco, econômica e que permite até 145 quilômetros de autonomia. Se a bateria acabar, a bicicleta funciona como se não houvesse um motor elétrico.

O 20° Congresso da SAE Brasil teve como tema, em 2011, a conectividade dos veículos, com foco nos sistemas que medem emissão de poluentes e na economia de combustível. O evento reuniu 83 empresas do setor de mobilidade, que apresentaram novidades em 12 mil metros quadrados de espaço expositivo. Cerca de 10 mil visitantes passaram pelo local, que contava com painéis e palestras de especialistas, além de apresentações técnicas.

Carro tipo fórmula usa 1,4 mil baterias de celular, chega sem problemas a 100 quilômetros por hora e tem autonomia de até 30 minutos
Carro tipo fórmula usa 1,4 mil baterias de celular, chega sem problemas a 100 quilômetros por hora e tem autonomia de até 30 minutos
Foto: Alex Lodovico/FEI / Divulgação
Fonte: Terra
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