0

TVs são comandadas por voz e acessam de Skype a YouTube

20 ago 2012
17h43
atualizado em 21/8/2012 às 12h34
  • separator

Já está nas grandes lojas do varejo uma nova safra de televisores: os novos aparelhos que agregam tecnologias e funcionalidades antes exclusivas aos computadores.

A Samsung Smart TV está no mercado desde maio deste ano
A Samsung Smart TV está no mercado desde maio deste ano
Foto: Divulgação



A Samsung, com o lançamento de sua Smart TV, pretende mudar completamente a interação com o televisor. Como grandes diferenciais deste modelo, estão a possibilidade de controle do aparelho por meio de controle remoto tradicional, smartphones ou tablets e, uma tecnologia ainda não utilizada de forma nativa, a interação por comandos gestuais e comandos de voz. O artifício utilizado é capaz de reconhecer o rosto dos usuários e assim já logá-los em suas redes sociais.



A Panasonic, com sua linha Viera, colocou no mercado TVs de alta definição, com tecnologia 3D e acesso a internet. Com o controle remoto, é possível acessar redes sociais, Neflix, YouTube, dentre outros serviços. Com o aplicativo Viera Remote, é possível compartilhar conteúdos e arquivos através do seu smartphone ou tablet (disponível para iOS e Android). Com o este aplicativo você pode reproduzir conteúdo da web, enviar fotos, música e videos diretamente para televisão e receber conteúdos da TV direto nos seus dispositivos.



A Sony colocou no mercado a sua linha HX925, que traz um design diferenciado e acesso completo à internet por meio de um browser capacitado para rodar praticamente todas as páginas. O televisor ainda conta, por meio de assessório vendido separadamente, conexão com o Skype, servindo para vídeo chamadas e vídeo conferências sem a necessidade da utilização de um computador.



Focada em compartilhamento e interatividade, a LG colocou no mercado a sua Cinema 3D Smart TV. O aparelho conta com tecnologia de conversão de conteúdos 2D para 3D, acesso à internet e um controle remoto com sensor de movimento, que funciona como um mouse na tela, facilitando a interação com os conteúdos online. O Smart Share Permite o acesso aos conteúdos armazenados em diversos dispositivos, como: smartphones, câmeras, tablets e computadores. Tudo isso sem a necessidade de fios. O Media Link permite receber informações detalhadas dos conteúdos compartilhados via PC na tela da TV. É possível ter acesso a informações como: sinopse, capa do filme, elenco e diretor.



As grandes fabricantes apontam o que será o futuro da televisão, aparelho que esteve em baixa nos últimos anos em grande perda de espaço para os computadores, agregadores de diversas mídias. Com a convergência de funcionalidades e a interação com outros dispositivos o televisor busca, mais uma vez, se fixar como o centro de entretenimento da casa.



Veja também:

Por que o Facebook bloqueou conteúdos na Austrália?
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
publicidade