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Uso de eletrônicos reduz capacidade de perceber emoções

Crianças de 11 e 12 anos reconheceram melhor as emoções humanas quando ficaram sem eletrônicos por cinco dias

22 ago 2014 - 18h55
(atualizado às 19h09)
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Foto: Getty Images

Cientistas da Universidade da Califórnia concluíram que o uso constante de eletrônicos reduz a capacidade de crianças de 11 e 12 anos de identificarem emoções humanas. “Muitas pessoas estão olhando para os benefícios das mídias digitais na educação, mas não são muitos que olham para os custos disso”, disse a professora de psicologia da universidade, Patricia Greenfield.

A instituição realizou um experimento com 105 estudantes do 7º ano do ensino fundamental. Do total, 51 crianças ficaram cinco dias em um acampamento sem contato com smartphones, televisão ou outra tela digital, enquanto as outras 54 mantiveram sua rotina e passaram cerca de 4,5 horas em frente às telinhas.

No início e no final do estudo, ambos os grupos foram avaliados por sua habilidade de reconhecer as emoções de outras pessoas em fotos e vídeos. Eles viram imagens de rostos felizes, tristes, bravos ou com medo, além de terem assistido a vídeos de atores, e foram pedidos para descreverem as emoções observadas.

No término da pesquisa, os cientistas perceberam que as crianças que ficaram no acampamento tiveram uma melhora significativa na habilidade de ler as emoções faciais e outros sinais não verbais de sentimentos, em comparação com as outras.

“Você não pode perceber sinais não verbais de emoções de uma tela da mesma forma que identifica na comunicação face a face”, disse uma das autoras do estudo, Yalda Uhls. “Se você não praticar a comunicação face a face, pode perder habilidades sociais importantes”, completou.

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Fonte: Terra
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