PUBLICIDADE

Venda de tablets em 2015 será menor que 2014, aponta IDC

Do total de tablets vendidos em 2014, 96% das vendas foram para o consumidor final, 4% para o mercado corporativo e 0,3% correspondeu a notebooks com telas destacáveis

23 mar 2015 - 14h38
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O comércio de tablets no Brasil deve cair 2% este ano, para cerca de 9,3 milhões de unidades, depois de um 2014 com resultado abaixo do esperado para o segmento, afirmou a consultoria especializada IDC Brasil, nesta segunda-feira (23).

"A nossa projeção está mais conservadora por conta das incertezas que rondam os projetos de educação que serão implementados pelo governo federal, da volatilidade do dólar e pela própria conjuntura econômica", disse Pedro Hagge, analista da IDC Brasil.

<p>O IDC Brasil estimava vendas de pelo menos 10 milhões de unidades em 2014; 9,5 milhões foram de gadgets foram vendidos no País</p>
O IDC Brasil estimava vendas de pelo menos 10 milhões de unidades em 2014; 9,5 milhões foram de gadgets foram vendidos no País
Foto: Reuters

No ano passado as vendas de tablets no Brasil subiram 13%, para cerca de 9,5 milhões de unidades, mas o resultado ficou abaixo do esperado pela IDC. A instituição estimava vendas de pelo menos 10 milhões de unidades em 2014.

"O tablet já não é mais uma novidade e há uma 'canibalização' do mercado, principalmente pelos lançamentos de phablets (celulares inteligentes com telas maiores). Isso, aliado à má experiência de uso de aparelhos de baixa qualidade, impactou o desempenho", disse Hagge.

Ele também destacou que a Copa do Mundo, as eleições e a alta do dólar no fim do ano tiveram impacto nas vendas de tablets no País.

Venda de tablets no Brasil

Do total de tablets vendidos em 2014, 96% das vendas foram para o consumidor final, 4% para o mercado corporativo e 0,3% (31 mil unidades) correspondeu a notebooks com telas destacáveis, informou a IDC Brasil.

Em 2014, a faixa de preço que mais se destacou foi a de tablets de até R$ 500, com cerca de 85 % dos aparelhos comercializados. Aparelhos que custavam entre R$ 500 e R$ 1 mil representaram 10%, e os acima de R$ 1 mil, apenas 5% do volume total de vendas.

Entre outubro e dezembro do ano passado, foram comercializados cerca de 3 milhões de tablets no País. Na comparação com o mesmo período de 2013, não houve crescimento, porém, considerando o desempenho do terceiro trimestre de 2014, o mercado teve alta de 30%.

Comparativo de celulares: iPhone6, 5s, Galaxy S5, Moto X e outros Comparativo de celulares: iPhone6, 5s, Galaxy S5, Moto X e outros

Tablets invadem ‘fast food’ nos Estados Unidos :

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade