PUBLICIDADE

Vendas de celulares caem pela 1ª vez desde 2009, diz Gartner

13 fev 2013 - 08h34
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

As vendas globais de celulares caíram no ano passado pela primeira vez desde 2009, quando consumidores evitaram aparelhos mais baratos, informou a empresa de pesquisas Gartner nesta quarta-feira. "Condições econômicas difíceis, mudanças nas preferências dos consumidores e intensa concorrência no mercado enfraqueceram o mercado mundial de celulares", afirmou Anshul Gupta, analista da Gartner.

Segundo fornecedores, modelo teria tela maior que as 4 polegadas do iPhone 5 (foto)
Segundo fornecedores, modelo teria tela maior que as 4 polegadas do iPhone 5 (foto)
Foto: Getty Images

As vendas de smartphones, categoria liderada por Samsung e Apple, continuaram em alta, sendo que aparelhos mais desenvolvidos devem responder por mais da metade do mercado pela primeira vez neste ano. As vendas globais de celulares a usuários finais caíram 1,7%, para 1,75 bilhão de unidades em 2012, segundo a Gartner.

Samsung e Apple seguiram na liderança do setor, com a empresa sul-coreana vendendo 385 milhões de aparelhos, sendo 53,5% deles smartphones, enquanto a Apple vendeu 130 milhões de unidades. No quarto trimestre apenas, Apple e Samsung responeram por 52% das vendas de smartphones, ante os 46% sobre o trimestre anterior.

A chinesa Huawei ficou com a terceira colocação nas vendas globais de smartphones pela primeira vez, no quarto trimestre. A companhia vendeu 27,2 milhões de smartphones em 2012, salto de 74%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade