Wifi

Especiais

Wifi

Quinta, 7 de dezembro de 2006, 13h57 

Manchester ganha a maior rede Wi-Fi da Inglaterra

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:
A prefeitura de Manchester, na Inglaterra, anunciou uma rede Wi-Fi que irá abranger cerca de 90% da área da cidade. Espera-se que o acesso à Internet sem fio cubra mais de 1.035 quilômetros quadrados e ofereça acesso a 2,2 milhões de pessoas.

Segundo o site Business Week's+top+stories, a iniciativa é inspirada em programas implantados em São Francisco e Amsterdã, que oferecem acesso livre à internet no centro da cidade.

  • Wi-Fi leva Internet para qualquer lugar
  • Dave Carter, chefe da agência de desenvolvimento digital de Manchester, disse em entrevista ao site Silicon.com que o projeto vai ajudar os pequenos negociantes e os cidadãos a ganhar acesso à informação online. Ele declarou também que a Inglaterra está atrasada no quesito acesso à internet de alta velocidade e muitas vezes as pessoas precisam contar com tecnologia ultrapassada.

    A rede Wi-Fi pode oferecer velocidade de 10Mbps, mas, segundo Carter, seria mais realista considerar 256kps, pelo menos considerando que as pessoas estão usando serviços de telefonia por IP.

    O projeto faz parte do Digital Challenge, uma espécie de concurso nacional que premiará a cidade que demonstrar da melhor maneira possível que utiliza TI para melhorar a interação social.

    Dentre os projetos, destaca-se também o da cidade de Nottingham, que promove um festival de um jogo de computador interativo chamado GameCity. Já Sunderland aposta na inclusão digital e oferece treinamentos para as novas tecnologias.

    Magnet