Wifi

Especiais

Wifi

Terça, 12 de dezembro de 2006, 13h03  Atualizada às 13h01

Demanda de acesso sem fio Wi-Fi cresce 25%

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:
A demanda por placas que permitem o acesso sem fio de aparelhos como notebooks, computadores, videogames e outros dispositivos tecnológicos cresceu em 2006. Embora as primeiras versões da próxima geração de placas e roteadores Wi-Fi não tenha tido grande sucesso, acredita-se que até o fim de 2006 o mercado de placas sem fio tenha crescido 25% comparado a 2005. É esperado que até o fim do ano 200,9 milhões de chips sejam entregues, comparado a 160,9 milhões no ano anterior.

  • Confira o especial sobre Wi-Fi
  • Assine Wi-Fi pelo Terra

    Segundo o site da Forbes, chips para notebooks com conectividade Wi-Fi embutida e roteadores continuam a ser os maiores representantes da categoria, com 75% de toda a demanda de 2006.

    A capacidade sem fio do videogame de nova geração Wii, da Nintendo, e do player portátil Zune, da Microsoft, não chegaram a tempo de aumentar significativamente o volume de vendas. Porém, a remessa de chips entregue no quarto trimestre indica que a categoria deve crescer ainda mais por conta destes novos aparelhos.

    Dispositivos para integrar capacidades wireless em eletrônicos portáteis, entre eles videogames e tocadores multimídia, representaram 15% da fabricação de chips entregues em 2006, contra 17% em 2005. Já em consoles de videogame e outros eletrônicos, subiram de 8% para 10%.

    Aparelhos de celular com conectividade Wi-Fi devem abocanhar uma parcela maior do mercado sem fio nos próximos anos. Segundo a pesquisa, de menos de 1% em 2006, é esperado que as vendas de aparelhos "dual-mode" (que operam em duas bandas) cresçam para 5% em 2007 e até 2010 representem um total de quase 25% do mercado.

    As placas 802.11n, da nova geração Wi-Fi, ficaram com apenas 4% do mercado de 2006, enquanto a variação dominante 802.11g, abocanhou 55%. Chips que combinam a geração mais antiga "a" com a "g" também se destacaram em 2006, com 25% do mercado, comparado a 9% no ano anterior.

    De acordo com o site ABC News, o crescimento de pontos de acesso Wi-Fi também pôde ser visto claramente: de 100 mil no fim de 2005 para a previsão de 135 mil em 2006, conforme notificou a JiWire, companhia que registra os chamados "hotspots" públicos.

    O estudo aponta que as vendas de chipsets wireless devem chegar a 280 milhões de unidades em 2007, com um salto para 370 milhões em 2008. As informações foram divulgadas através de uma parceria entre a associação Wi-Fi Alliance (formada por empresas como 3Com, Cisco e Nokia, entre outras) e o grupo de pesquisas americano In-Stat.

    A tecnologia Bluetooth, que também permite conectividade sem fio e é empregada principalmente em aparelhos celulares, superou em até três vezes a concorrente Wi-Fi. Segundo a associação Bluetooth Special Interest Group, 601 milhões de dispositivos com a tecnologia serão vendidos em 2006.

    Magnet