| Capa Wi-Fi |
| Últimas Notícias |
| Download |
| Fórum |
| Glossário |
| Pontos de acesso |
| Tecnologia |
| Últimas Notícias |
| Fotos |
| Celular & Wireless |
| Cine & Foto |
| Download |
| Eletrônicos |
| Games |
| Hardware & Software |
| Internet |
| Negócios & TI |
| Shopping |
| Tutoriais & Dicas |
| vc repórter |
| Virus & Cia |
| Correções |
Sexta, 4 de novembro de 2005, 16h47 MIT mapeia usuários de rede sem fio em seu campus |
|

Os pesquisadores do MIT desenvolveram mapas eletrônicos que rastreiam pelo campus, dia e noite, os dispositivos usados pelas pessoas para se conectarem à rede, sejam laptops, PDAs sem fio ou mesmo celulares equipados com tecnologia WiFi.
Os mapas foram mostrados esta semana no Museu do MIT, projetados sobre grandes retângulos de Plexiglas pendurados no teto. Eles também estão disponíveis online para os usuários da rede. Os pontos vermelhos em um mapa mostram a maior concentração de usuários sem fio no campus. Em outro mapa, pontos amarelos com nomes escritos sobre eles identificam usuários individuais.
"Com os mapas, você pode ver, de uma sala até o campus, quantas pessoas estão logadas", disse Carlo Ratti, diretor do SENSEable City Laboratory, que criou os mapas. "É possível até mesmo ver alguém indo de sala em sala se a pessoa estiver com um dispositivo conectado", explicou à Associated Press.
Os resultados não têm surpreendido muito os estudantes na vanguarda da inovação técnica. Os mapas mostram, por exemplo, que tarde da noite e bem cedo pela manhã a maioria das pessoas está logada a partir dos seus dormitórios. Durante o dia, a maior concentração está nas salas de aula. Mas os pesquisadores perceberam também que os laboratórios de estudo, antes cheios de estudantes, estão agora quase vazios: não precisando mais estar ligados a uma linha telefônica ou a um cabo de rede, estudantes vão a cafés e lugares próximos onde a comida e as cadeiras confortáveis são mais convidativas.
Os pesquisadores dizem que esses dados podem ser usados para melhor entender o quanto a tecnologia sem fio está mudando a vida no campus e o que isso significa em termos de planejamento de espaço e administração dos serviços. "A questão que se apresenta é: se eu posso trabalhar em qualquer lugar, onde eu quero trabalhar?"