PUBLICIDADE

Wikipedia entra com processo contra NSA e Justiça dos EUA

O programa da NSA conhecido como “Upstream” captura comunicações de estrangeiros para obter inteligência de países no exterior

10 mar 2015 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ao grampear o backbone da internet (interconexão da rede), a NSA está esticando o backbone da democracia, disse Lila Tretikov, diretora-executiva do Wikimedia</p>
Ao grampear o backbone da internet (interconexão da rede), a NSA está esticando o backbone da democracia, disse Lila Tretikov, diretora-executiva do Wikimedia
Foto: EFE en español

O Wikipedia confirmou nesta terça-feira (9) que vai processar a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pelo programa de vigilância em massa na internet.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o site de verbetes alega que o programa de coleta de dados da NSA viola a constituição americana e sua primeira emenda, que protege a liberdade de expressão e, em associação com a quarta emeda, garante que não seja feita nenhuma busca e apreensão sem motivo.

O programa da NSA conhecido como “Upstream” captura comunicações de estrangeiros para obter inteligência de países no exterior.

“Ao grampear o backbone da internet (interconexão da rede), a NSA está esticando o backbone da democracia”, disse Lila Tretikov, diretora-executiva do Wikimedia por meio de um post no blog da instituição.

A postagem ainda afirma que a NSA excedeu as práticas garantidas pelo Ato de Vigilância da Inteligência Estrangeira, que o Congresso americano aprovou em 2008.

Além do Wikipedia, oito instituições também participam do protesto, como a Human Rights Watch e Anistia Internacional.

Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste! Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade