PUBLICIDADE

Telefônica testa 4G e anuncia: 'smartphone Firefox chega em 2013'

29 jan 2013 - 11h38
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Vivo vai testar a tecnologia 4G durante a Campus Party Brasil 2013, além de mostrar smartphones equipados com a plataforma Firefox OS, sistema operacional desenvolvido em parceria com a Telefônica. A empresa é responsável por fornecer a infraestrutura de capacidade de conexão de 30 GB ao evento, que vai até domingo no Anhembi Parque, em São Paulo, a Telefônica Vivo.

Presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente, mostrou celulares com plataforma Firefox
Presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente, mostrou celulares com plataforma Firefox
Foto: Flávia de Quadros / Divulgação

A Campus Party vai distribuir mais de 170 aparelhos que rodam a plataforma, que serão distribuídos entre desenvolvedores no evento. O primeiro smartphone rodando o sistema foi lançado neste mês, voltado para desenvolvedores, que poderão testar Firefox OS o e criar aplicativos com HTML 5, tecnologia de programação na qual o sistema é baseado.

"Em parceria com a Mozilla e o Facebook, vamos trabalhando para que se torne uma alternativa mais atrativa e acessível para smartphones, com conteúdos desenvolvidos por brasileiros e para brasileiros", afirmou o presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente. O objetivo é que os primeiros aparelhos rodando o sistema operacional cheguem às lojas ainda no segundo semestre, fabricado em parceria com diversas operadoras.

Conexão

"Nós temos conexão do campuseiro coma web sem muitas passagens intermediárias. Isso proporciona ao campuseiro uma experiência diferente, porque consegue se conectar de uma forma muito rápida e direta com a web", afirmou o gerente de redes do evento, Ary Falarini. "A limitação da conexão vai estar muito mais no hardware do campuseiro do que na infraestrutura."

A Vivo trouxe para a feira a experiência de 2G, 3G, 3G Plus e 4G da companhia. Três antenas fazem a cobertura de toda a área da Campus Party. Os participantes poderão experimentar as diferenças na conectividade em cada uma das tecnologias.

Na Zona Expo, a Vivo demonstra dois produtos lançados no final do ano passado. A TV por assinatura Vivo Fibra, que possui aplicativos e ferramentas de video on demand e cujo destaque fica por conta da troca instantânea de canais, sem a tela azul ou preta tradicional de serviços via satélite. Além disso, a empresa demonstra o serviço de vídeo on demand Vivo Play, ferramenta de aluguel de filmes e séries online da empresa.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade