PUBLICIDADE

Cartão de crédito vale como ingresso em estádios do País

4 dez 2012 07h50
Publicidade

Usar o cartão de crédito como próprio ingresso para jogos de futebol já é uma realidade no Brasil em oito estádios. Com a solução FutebolCard, torcedores de 11 clubes têm o acesso liberado mediante a apresentação do cartão em uma das catracas desenvolvidas especialmente para viabilizar a novidade. O modelo requer apenas que o bilhete seja adquirido no site antecipadamente.

Atualmente, o sistema está implantado em 11 estádios, incluindo a Vila Belmiro, do Santos
Atualmente, o sistema está implantado em 11 estádios, incluindo a Vila Belmiro, do Santos
Foto: Helio Suenaga / Getty Images



Na hora da compra, o usuário precisa ter cadastro no site (incluindo sócios) e selecionar a partida a que deseja assistir. O sistema exibe os setores disponíveis e seus respectivos valores. A utilização do serviço não impede que o torcedor escolha o assento ou que adquira ingressos para acompanhantes.



Ao chegar no local, basta passar por uma Catrax Stadium, criada pela Digicon após seis meses de estudo. A catraca efetua a leitura do cartão por meio de uma rede integrada à bilheteria e autoriza o ingresso no estádio. O equipamento é bastante semelhante às catracas normais, com a adição de um dispositivo para impressão do comprovante de quem acessa o estádio com o cartão de crédito. Por enquanto, a solução está disponível exclusivamente para a bandeira Visa - para os outros, há pontos de retirada identificados nas bilheterias. A tecnologia também permite o acesso por outros tipos de ingresso normalmente.



Em 2011, mais de 4 milhões de ingressos foram vendidos pelo FutebolCard. Neste ano, o número já foi superado, com mais de 5 milhões de entradas adquiridas pelo site. Segundo a Outplan, empresa que administra o FutebolCard, mais de 300 mil ingressos são disponibilizados semanalmente, facilitando o acesso de torcedores a cerca de 400 jogos no ano. No Sul e no Sudeste, a adesão costuma ser maior do que em outras regiões do País. "Tem jogos que chegam a 60% de vendas de ingressos pela internet. Em torno de 80% dessas compras são com o cartão Visa", observa o diretor de operações da Outplan, Douglas Webler.



Barreira contra cambistas

Além de facilitar o acesso, a Outplan defende que a solução dificulta a ação de cambistas e a emissão de ingressos falsos. Até agora, a tecnologia já foi adotada por 11 clubes brasileiros: Atlético-PR, Avaí, Botafogo, Coritiba, Figueirense, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa, Santos, Sport e Vasco da Gama. De olho na Copa em 2014, outros estádios também devem investir na modernização das estruturas, aderindo ao sistema. Segundo Webler, outros dois clubes brasileiros já estão com projeto para implantação do FutebolCard.



Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Publicidade