PUBLICIDADE

Amazon registra patente de airbag para smartphone

17 dez 2012 - 15h17
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Sistema de proteção diminuiria ou evitaria danos a smartphones, tablets e e-readers
Sistema de proteção diminuiria ou evitaria danos a smartphones, tablets e e-readers
Foto: William Hook/Flickr / Reprodução
A Amazon conseguiu o registro de uma patente de airbag para smartphones. A tecnologia, da forma como é descrita no formulário, serviria também para tablets e leitores de e-books, como o Kindle, da varejista online, segundo o Telegraph.
 
Jeff Bezos, fundador da Amazon, registrou o documento pessoalmente. A patente descreve que "antes do impacto entre a superfície e o dispositivo, é feita uma determinação de risco de estrago. Se o risco de dano ao dispositivo ultrapassar um limite, um sistema de proteção é ativado para reduzir ou eliminar o estrago ao dispositivo".
 
A determinação do risco seria feita utilizando sensores do aparelho, como giroscópio, acelerômetros e câmara, por exemplo. O mecanismo de identificação de queda funcionaria, de certo modo, com a percepção de "queda livre".
 
O "sistema de proteção", uma vez ativado, acionaria os airbags. Outra opção é acionar injetores de ar que invertessem a trajetória da queda.
 
Apesar do registro da patente, ainda não há previsão de quando o sistema estaria pronto ou quando chegaria às mãos dos usuários. E apesar da boa notícia para os milhões de donos que precisam trocar suas telas touch após as quedas dos smartphones, Ernest Doku, do uSwitch, questiona a viabilidade real de implantar o sistema. "De um ponto de vista logístico, o gadget teria que ser relativamente espesso para esconder um airbag", pontua o especialista.
 
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade