PUBLICIDADE

Óculos que imita luz do sol ajuda a diminuir jet lag e insônia

22 nov 2012 11h18
| atualizado às 11h23
Publicidade

Pesquisadores australianos criaram um óculos capaz de diminuir a sensação de jet lag e até ajudar pessoas com insônia a dormir melhor. O Re-timer, como é chamado o gadget lançado na quarta-feira na Austrália, reproduz os padrões de luminosidade do sol ao longo do dia, e ajuda o cérebro a se reajustar a diferentes fusos horários.

Re-timer usa luz verde para alterar funcionamento do relógio biológico do usuário
Re-timer usa luz verde para alterar funcionamento do relógio biológico do usuário
Foto: Divulgação

O equipamento, criado por estudiosos do sono da universidade Flinders, usa luz verde para estimular a glândula cerebral responsável pelo relógio biológico. É ela quem "avisa" o corpo que é hora de acordar e dormir, por exemplo.

"Usar um dispositivo de luz permite que o corpo faça a transição do relógio biológico entre fusos horários em pequenos passos. Isso elimina a mudança repentina que certas pessoas sentem depois de viajar, e reduz o jet lag", explica o professor Leon Lack, que chefiou a criação do Re-timer. Segundo ele, o produto é resultado de 25 anos de pesquisas.

"Fotoreceptores nos olhos percebem a luz solar e enviam um sinal ao cérebro para que fique acordado e alerta, e ajusta o ritmo do corpo de acordo", explica Lack. A luz verde - segundo os pesquisadores, a mais indicada para influenciar o relógio biológico - faz com que o corpo se mantenha alerta mesmo em situações em sol, como em locais fechados ou nos meses do inverno, em que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo.

De acordo com as instruções de uso, para quem quer dormir bem mas acordar cedo, é preciso usar os óculos por 50 minutos de manhã durante três dias. O mesmo tempo serve para o uso à noite por quem precisa ficar acordado até mais tarde.

O equipamento começa a ser vendido por 162 libras no Reino Unido (cerca de US$ 260) e funciona com baterias recarregáveis. O design, segundo os criadores, foi planejado para que os óculos possam ser usados durante o dia sem atrapalhar a rotina, como ao usar o computador.

Fonte: Terra
Publicidade