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Especialista aconselha sobre uso de celular no trabalho

Para Sulivan França, a iniciativa de se afastar do aparelho durante o expediente deve partir do funcionário

23 jun 2016 - 15h21
(atualizado às 16h03)
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Não existe uma lei que proíba o uso do telefone celular no local de trabalho, mas o empregador tem o poder de exigir que o aparelho não seja usado durante o expediente. A empresa precisa vetar ou o funcionário que precisa ter iniciativa? Segundo o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, se afastar do telefone móvel é algo que deve partir do funcionário.

"Se você tiver a atitude de deixar o celular de lado e usá-lo apenas no seu horário de descanso, você ganha pontos com o seu superior. Utilizar o aparelho em horário de trabalho pode tirar o foco do funcionário, além de tomar advertência. Para fazer um bom trabalho, a pessoa precisa estar centrada e sem nada que tire a sua atenção", afirma.

Mas caso a iniciativa não venha do trabalhador, é saudável que a empresa proíba o uso? Segundo França, o melhor jeito de decisão é o de acordo coletivo. "Se o chefe achar que a conversa e a advertência não funciona, ele deve optar por um acordo que seja divulgado para todos os trabalhadores", explica.

Mas o especialista reforça que o acordo deve acontecer entre todos os funcionários, sem restrição nenhuma. "Se acontecer um acordo, todos que trabalham na empresa precisam cumprir. Não adianta o funcionário não usar o aparelho e o superior ficar conectado no celular o dia todo. Deve haver um consenso entre todos", pontua.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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