PUBLICIDADE

Scooter elétrica percorre 80 km com apenas uma recarga

Veículo italiano é feito de materiais leves e tem bateria removível para recarga dentro de casa

7 dez 2015 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

Desenvolvida por engenheiros e designers italianos, a ME é uma scooter de motor elétrico com estética singela. Mas não se deixe levar pela aparência. A grande inovação está nos materiais com que sua carcaça é construída.

A scooter é bem leve e pode percorrer até 80 km com a bateria completa
A scooter é bem leve e pode percorrer até 80 km com a bateria completa
Foto: Divulgação

Um composto leve, durável e maleável chamado SMC (sheet moulding compunding) foi utilizado para potencializar o rendimento do motor elétrico. Esse material é obtido a partir de camadas de plástico termorrígido feitas de vidro, fibras, enchimentos minerais, pigmentos e resinas insaturadas de poliéster. Após o aquecimento dos componentes, o resultado é um molde homogêneo e rígido, que dispensa a utilização de solda ou de processos de montagem complexos.

A escolha por esse material torna a scooter leve – são apenas 90 kg –,   propiciando o deslocamento por até 80 km com a bateria cheia. Caso a carga esteja muito baixa, uma bateria reserva, recarregada automaticamente pelas freadas do veículo, oferece um autonomia adicional de 10 km.

O motor elétrico da scooter italiana acelera de zero a 45 km/h em seis segundos. A limitação de velocidade se deve às leis de trânsito europeias, que estabelecem esse limite para veículos de pequeno porte em perímetro urbano.

A bateria elétrica de íons de lítio fica abaixo do assento do veículo. Em cinco horas, atinge-se a carga completa. Para facilitar, a bateria pode ser removida para ser recarregada em qualquer tomada de casa ou do trabalho.

Atualmente, a scooter é apenas produzida na Itália. Seus criadores, no entanto, estão à procura de investidores interessados em fabricá-la em outros países.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade