PUBLICIDADE

FBI busca ferramenta para extrair dados de redes sociais

27 jan 2012 00h04
| atualizado às 01h31
Publicidade

O FBI está buscando uma ferramenta que permita extrair pistas úteis para a agência de inteligência americana por meio das redes sociais na internet. A agência perguntou a companhias de Tecnologia da Informação sobre a possibilidade de desenvolver um programa que "reforce suas técnicas para coletar e compartilhar informação de inteligência processável de 'fontes abertas'".

A solicitação foi publicada em um site, que oferecia a oportunidade de fazer negócios com o governo federal. "As mídias sociais se tornaram uma fonte primária de inteligência porque se tornaram na primeira resposta a eventos-chave e de alerta primário em situações em desenvolvimento", afirmou a oferta da agência.

"Os analistas de inteligência utilizam as redes sociais para receber a primeira advertência de que uma crise ocorreu", admitiu. Por isso, explicou, a ferramenta procurada "deve ter a capacidade de reunir rapidamente informação crucial de livre disponibilidade que permita identificar e localizar rapidamente eventos de destaque, incidentes e ameaças emergentes".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade