PUBLICIDADE

Hackers convocam população em marcha contra corrupção no Brasil

16 abr 2012
15h16 atualizado às 17h40
15h16 atualizado às 17h40
Publicidade
Rafael Maia

Hackers do grupo iPirates Group vão promover o apoio a uma marcha contra a corrupção no campo político no Brasil. Batizada de "Dia do Basta", o evento acontecerá dia 21 de abril em várias capitais e cidades do interior do Brasil com a intenção de abrir os olhos da população para o pagamento de propina a secretários e a deputados do governo. Essa não será, entretanto, a única maneira de chamar a atenção das pessoas para a importância do assunto. Eles planejam uma ação hacker na web, não deixando claro se se tratará de um ataque a um site relacionado ao governo. "Será uma operação para a divulgação da marcha contra a corrupção que acontecerá no dia 21", afirmou um representante do grupo ao Terra.

A marcha hacker acontecerá em diversas cidades do Brasil no dia 21 de abril
A marcha hacker acontecerá em diversas cidades do Brasil no dia 21 de abril
Foto: Dia do Basta / Reprodução

O "Dia do Basta" é, segundo o site do evento, "um movimento social de iniciativa popular de caráter pacífico e apartidário, formado por diversos estados e várias cidades brasileiras". Eles buscam mobilizar aqueles que são comprometidos com a cidadania em favor do resgate da ética nas instituições públicas, nas esferas nacional, estadual e municipal. "Nosso objetivo é estimular e mobilizar a sociedade brasileira para: a troca de ideias, articulações, ações e manifestações (pacíficas e apartidárias) na internet, ruas e praças de nossas cidades.", lê-se em um comunicado publicado no site oficial do movimento.

Além disso, eles lutam por melhorias na educação, na saúde, na segurança e na infraestrutura do Brasil. De acordo com o grupo, são quatro as bandeiras levantadas: 10% do PIB para a Educação, voto parlamentar aberto, fim do foro privilegiado para o corrupto e a corrupção como crime hediondo. "Vivemos uma grande mentira: somos a 6ª economia mundial, mas não aproveitamos nosso crescimento onde mais precisamos", afirmam os organizadores do evento no comunicado que convoca a população.

Na página oficial do movimento no YouTube, um vídeo conta como acontecerá a marcha e, abaixo, mostra todos os endereços de onde o evento acontecerá em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e em Fortaleza, por exemplo. Na maior parte dos locais, a marcha está marcada para as 16h.

Fonte: Terra
Publicidade