0

Site da Casa Branca está em construção, diz porta voz

23 jan 2017
19h10
  • separator
  • comentários

O porta-voz do presidente Donald Trump, Sean Spicer, disse nesta segunda-feira que o site da Casa Branca está "em construção", quando perguntado sobre a retirada de sua versão em espanhol.

"Fizemos muito trabalho no site e vamos continuar desenvolvendo a página", afirmou Spicer em sua primeira entrevista coletiva como porta-voz da Casa Branca.

"Vai levar tempo, estamos trabalhando passo a passo", acrescentou Spicer sobre o desenvolvimento do site, sem detalhar se a versão em espanhol voltará.

O site da Casa Branca em espanhol, idioma falado por mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos e 700 milhões no mundo todo, saiu do ar pouco depois de Trump tomar posse na última sexta-feira.

"Sorry, the page you're looking for can't be found" (Desculpe, a página que está procurando não pode ser encontrada), é a mensagem que aparece quando se tenta acessar o site, aberto pelo governo do ex-presidente Barack Obama pouco após chegar ao poder.

A decisão de retirar a versão em espanhol do site da Casa Branca é um gesto "simbólico", embora "grave" por suas implicações, que foi lamentado na Espanha pelos ministros da Educação, Cultura e Esporte e das Relações Exteriores, além dos diretores da Real Academia Espanhola (RAE) e do Instituto Cervantes.

Trump ainda não nomeou um novo responsável de imprensa para veículos hispânicos, cargo ocupado por Gabriela Chojkier no governo Obama.

Dias antes de sua posse, Trump anunciou os nomes de todos os integrantes de seu gabinete, a maioria dos quais ainda deve ser confirmada pelo Senado e entre os quais não há nenhum latino.

Durante a campanha eleitoral, o magnata nova-iorquino protagonizou vários momentos polêmicos por suas críticas ao uso do espanhol nos Estados Unidos.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade