PUBLICIDADE

Com abertura de IPO, desafio do Facebook é se manter no topo

2 fev 2012 12h23
Publicidade

O explosivo crescimento do Facebook veio de usuários que entraram na rede pela primeira vez em grupo, e que depois recomendaram que mais pessoas participassem da rede social, que agora tem 845 milhões de membros em mais de 70 línguas.

O Facebook é a maior rede social do mundo com mais de 800 milhões de usuários
O Facebook é a maior rede social do mundo com mais de 800 milhões de usuários
Foto: AFP

Mas com sinais de que a entrada de novos usuários está desacelerando, analistas dizem que o Facebook precisa fazer com que usuários existentes gastem mais tempo no site, e que anunciantes gastem mais dinheiro. Nos últimos três meses de 2011, o total mensal de usuários ativos do site cresceu 5,6% ante 10,5% no mesmo período de 2010.

O Facebook também sabe que precisa diversificar seus canais de receita. O site tem um bem-sucedido ramo de jogos online que abocanha 30% da receita das vendas de bens virtuais em jogos como o Farmville, da Zynga.

Mesmo assim, a companhia quer encorajar usuários a consumirem serviços de mídia, competindo contra Apple e Google. Para isso, a rede social revelou uma série de novos recursos e capacidades, como bate-papo por vídeo e aplicativos móveis, o que parece ter efeito na retenção de usuários.

Mas ainda é preciso ver os novos planos da empresa e seus resultados. "Para que investidores paguem o preço deste negócio, eles vão ter que ser extremamente confiantes de que o Facebook será capaz de desenvolver novos canais de receita significantes", disse Ryan Jacob, da Jacob Funds. "As oportunidades para eles são quase infindáveis se eles entregarem isso", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade