PUBLICIDADE

A internet caiu? Entenda por que e como resolver o problema

Seria uma boa ideia imprimir essas dicas já que vai ser complicado acessá-las com a internet fora do ar

15 out 2014 - 09h31
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje a internet está tão presente em nossas vidas que, para muitos, basta perder a conexão para que aflorem sentimentos de tristeza e, em alguns casos, até de desespero. Mas calma. O Terra está aqui para ajudar. Não que seja particularmente saudável alguém se desesperar por que está sem internet, mas se a coisa está quebrada, o certo é consertar. Conheça as soluções para os problemas que mais costumam derrubar o sinal de internet. Alguns podem parecer improváveis aos usuários mais avançados, mas acredite - na hora da aflição, tem muita gente que esquece de checar se o roteador está ligado na tomada ou se os cabos estão conectados corretamente. Vamos lá.

<p>Caiu a internet, não deixe o desespero te derrubar tome uma ação</p>
Caiu a internet, não deixe o desespero te derrubar tome uma ação
Foto: TV Globo / Divulgação

Faltou luz

Por incrível que pareça, esse problema é muito mais comum do que se imagina. Entre usuários de celular por Wi-Fi em quartos escuros, por exemplo, é muito fácil não perceber que faltou luz. Aí o vídeo para de abrir, o sujeito se irrita e logo liga para a operadora. Depois de dar nome, telefone, CPF, RG, endereço e código do assinante, vem a pergunta: "Senhor, o seu modem está ligado?". E o sujeito cheio de raiva responde, É claro que est... não está". Ops. Portanto, cheque a tomada. Verifique se tem energia. Sempre.

Você pagou a mensalidade? Tem certeza?

Pode parecer estúpido, mas na correria do dia a dia, não é impossível esquecer de pagar uma das muitas contas que chegam pelo correio. Aí não tem jeito - é corte de sinal na certa. Portanto, verifique se sua conta está em dia antes de soltar os cachorros na coitada da moça do telemarketing. Ela não tem culpa se você se esqueceu

Desliga e religa

A solução é tosca, mas universal. Parou de funcionar? Desliga e religa. É comum o modem e roteador travarem e interromperem o envio e recebimento de pacotes de informação. Não tente entender por que, aceite como mais um dos mistérios da vida moderna. Felizmente, a solução costuma ser simples. Desligue os dois aparelhos da tomada, espere 10 segundos, e religue ambos. Verifique se todos os cabos estão conectados. Resolve quase sempre.

Cabo on Make A Gif

Sinal fraco do Wi-Fi: uma parede no caminho

Para as pessoas que possuem roteador Wi-Fi, uma das principais causas de falha no serviço de internet é o maldito sinal de rede fraco. Todos nós já passamos por isso na rua com o sinal da operadora. Você entra em um shopping, por exemplo, e o 3G desaparece. Pois isso acontece em casa também, mas não com o sinal do 3G e sim com o sinal da sua rede Wi-Fi. Geralmente os motivos são dois: obstruções físicas e interferências. Obstruções físicas são, geralmente, objetos como gabinetes, espelhos, vidros, metais, e paredes espessas. Nesses casos, se possível, tente aproximar o roteador do lugar onde você costuma usar aparelhos que precisam de Wi-Fi. Em casos extremos, comprar um repetidor de sinal pode ser a saída.

Sinal Fraco do Wi-Fi II: interferência

Acredite se quiser, redes sem fio de vizinhos, telefones sem fio que funcionam na frequência de 2.4 GHz, dispositivos Bluetooth, monitores de bebê sem fio e até fornos de microondas podem estar te impedindo de baixar o 678º vídeo do gatinho bonitinho. Uma das soluções para evitar esse problema é mudar a chave de GHz no roteador para aumentar o sinal ou tentar deixar essa opção sempre no automático (como cada roteador é de um jeito, pra essa você vai ter que dar uma olhada no manual).

É culpa do provedor

Se todas as soluções anteriores não funcionarem, a culpa pode ser mesmo do provedor. E as razões podem ser as mais variadas: falha na transmissão de informações de acesso, uma ventania daquelas, um problema eletrônico no roteador ou no modem etc.. Neste caso, ligue para o provedor e tenha prontas as respostas para as primeiras perguntas da atendente: o modem está ligado? O senhor tentou desligar e religar o equipamento? A partir daí, siga as orientações dos especialistas. A visita de um técnico a sua casa pode ser inevitável. 

Judith on Make A Gif

Nada funcionou? Vá ler um livro, conversar com o vizinho, preparar uma comida, namorar...

A internet é um mundo. Mas tem muita coisa boa para fazer fora dela. Saia por aí para descobrir.

Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa

Terra Resolve Terra Resolve

O computador travou? Dúvidas sobre a internet? Evite dores de cabeça e assine o Terra Resolve: assistência técnica 7 dias por semana, 24 horas por dia. Conheça!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade