PUBLICIDADE

Óculos do Google poderão controlar portão da garagem e geladeira

Nova patente do Google indica outros recursos do Glass

22 mar 2013 - 11h02
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma patente do Google indica novos recursos para os óculos futuristas da empresa, o Google Glass. O gadget de vestir, que deve chegarao mercado até o próximo ano, seria usado para controlar o portão da garagem e a geladeira "com o olhar".

<p>Google tem incentivado a criação de novas aplicações para os óculos futuristas com recursos de realidade aumentada</p>
Google tem incentivado a criação de novas aplicações para os óculos futuristas com recursos de realidade aumentada
Foto: Google + / Reprodução

Segundo o site Engadget, que revelou a patente, os óculos poderão usar RFID, infra-vermelho, Bluetooth e até QR Code para reconhecer dispositivos controláveis. Uma vez que um objeto com uma dessas tecnologias for encontrado, os óculos exibirão informações sobre o equipamento inclusive uma interface de controle.

Uma vez que os equipamentos estejam equipados com Wi-Fi, por exemplo, Google Glass poderá ser usado para controlá-los.

No caso de portas degaragem conectadas, o Glass pode ser usado para abrir e fechar, sem que o motorista use as mãos, apenas pr comando de voz. No Google Glass, os menos são acionados pela frase "ok, glass". Uma vez que as opções são exibidas, basta repetir a escolhida para ativar o comando. O mesmo valeria para portas de geladeiras.

Entre os recursos que o Glass já promete estão a capacidade de identificar os usuários pela roupa, responder e-mails ditando o texto, capturar em foto, vídeo e áudio cenas e momentos da vida do usuário,  realizar conferências e indicar trajetos.

Google glass - gadget de vestir

O Google Glass é um dispositivo que leva recursos da realidade aumentada aos olhos do internauta através de óculos que equipados com microfone, câmera, conexão sem fio e um pequena tela onde as informações são exibidas. O Google anunciou há um ano que estava trabalhando nesta nova tecnologia, que mistura o mundo real ao mundo virtual.

Sergey Brin, co-fundador do Google que usa regularmente o protótipo dos óculos, detalhou em junho passado o plano de lançamento deste dispositivo para desenvolvedores reunidos na conferência anual de San Francisco, Califórnia.

"É o tipo de ideia louca que acaba virando realidade", disse Brin na ocasião. "O fato de poder se lançar ao vazio podendo compartilhar a experiência (usando os óculos) torna muito estranho o uso de um smartphone ou de um computador portátil".

As pessoas interessadas têm até 27 de fevereiro para enviar uma carta de motivação de 50 palavras no Twitter ou no Google+ com a palavra chave #ifihadglass. Os candidatos aceitos deverão pagar US$ 1.500 e retirar os óculos em Nova York, Los Angeles ou San Francisco.

Saiba o que esperar do óculos futurista Google Glass

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade