PUBLICIDADE

Site remove arquivos para criação de arma de fogo em impressora 3D

Site de impressão 3D impede produção caseira de armas de fogo

19 dez 2012 - 19h43
(atualizado às 19h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O repositório online de auxílio à impressão 3D Thingiverse está removendo de seu banco de dados arquivos digitais que poderiam ser usados para fabricar armas de fogo em casa. O recente massacre ocorrido em Connecticut, onde 27 pessoas morreram, vítimas de um atirador, levou a empresa responsável pelo site a tomar ações imediatas para tentar impedir a disseminação desse tipo de armamento. As informações são do CNET.

Parte operacional de uma arma de fogo já foi produzida em uma impressora 3D
Parte operacional de uma arma de fogo já foi produzida em uma impressora 3D
Foto: haveblue.org / Reprodução

Infográfico: Como funciona uma impressora 3D? Veja passo a passo e conheça modelos

"Eventos recentes serviram de ímpeto para nós tomarmos ações imediatas (e houve muitas) e reiterar ou enfatizar o foco do site no fortalecimento criativo para produtos que tenham um impacto positivo", declarou o advogado Richard McCarthy, da Makerbot, empresa responsável pelo site.

Os termos de serviço do Thingiverse permitem a remoção de qualquer material que possa ser utilizado para criar uma arma de fogo. Em outubro, um projeto americano para o desenvolvimento de uma cópia eletrônica de um revólver foi abandonado após a empresa fabricante da impressora 3D cancelar o aluguel da máquina. A Defense Distributed, empresa pertencente ao grupo por trás do projeto, planejava compartilhar a cópia eletrônica 3D da arma na internet

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade