PUBLICIDADE

Facebook tem nova Timeline com destaque para filmes, livros e Instagram

Facebook fez nova mudança em um de seus recursos, com um visual mais limpo e a inclusão de novos conteúdos no perfil do usuário

13 mar 2013 - 14h59
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Timeline ganhou um visual mais limpo para facilitar a leitura das atualizações pelos usuários
Timeline ganhou um visual mais limpo para facilitar a leitura das atualizações pelos usuários
Foto: Facebook.com / Reprodução

O Facebook anunicou nesta quarta-feira novidades na sua Timeline. Entre as melhorias, anunciadas em um post na área de imprensa da rede social, estão a inclusão de conteúdos com os quais o "usuário se importa mais", como filmes, livros e fotos do Instagram.

Uma das alterações é com relação à posição dos conteúdos.

Segundo o Facebook, o feedback dos usuários indicava que o layout tornava a linha do tempo de difícil leitura. Com a nova Timeline, todos os postos ficam no lado direito, com fotos, música e outras atividades recentes à esquerda.

Vídeos, livros e fotos

Com a nova Timeline, os usuários podem acrescentar vídeos favoritos, que aparecem com uma foto da capa, o título e um tempo estimado de publicação. Os vídeos podem ser divididos entre assistidos, quero assistir e curtidos.

Também hoje, a Netflix anunciou uma parceria com o Facebook para que cadastrados no serviço de vídeos nos Estados Unidos compartilhem seu filmes e programas de TV favoritos com amigos através do Facebook.

Segundo o Netflix, os usuários podem controlar o que será exibido nesta área. 

Agora, usuários podem compartilhar vídeos com amigos na rede social, em parceria do Facebook com o Netflix
Agora, usuários podem compartilhar vídeos com amigos na rede social, em parceria do Facebook com o Netflix
Foto: Facebook.com / Reprodução

O mesmo recurso, dentro do Facebook, está disponível para livros, sendo que os usuários podem adicionar livros lidos por amigos às suas listas particulares. Como nos filmes, os livros são dividos entre lidos, queroler e curtidos.

Fotos do Instagram também aparecem na nova Timeline, em duas categorias: minhas fotos e fotos que eu curti.

Esta é a terceira alteração do Facebook no seu produto desde o início do ano. Em janeiro, uma nova busca social foi apresentada. Na semana passada, foi a vez do newsfeed, um dos principais pilares do site, ser recauchutado.

Mudanças no Facebook em 2013
Busca social (15 de janeiro) - permite que o usuário encontre respostas para perguntas reais, como "amigos que curtem corrida", por exemplo.
Newsfeed (07 de março) - ovo design tem uma "inspiração móvel", e promete um design consistente em todos os dispositivos, além de destaque para imagens.
Timeline (13 de março) - em parceria com o Netflix, vídeos agora aparecem no perfil dos usuários, separados por curtidos, vistos e por filmes que se quer assistir. O mesmo recurso está disponível para livros. Fotos do Instagram também entram. A Timeline também ganhou um visual mais limpo.

Estratégia de mercado social

As mudanças são vistas como uma estratégia da empresa para ganhar dinheiro. Com crescimento de 40% na receita, chegando a US$ 1,585 bilhão, a maior rede social do mundo registrou lucro líquido de US$ 64 milhões no quarto trimestre de 2012, ou US$ 0,03 por ação. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado é menor. A empresa chegou a US$ 302 milhões, ou US$ 0,14 por ação, entre outubro e dezembro de 2011.

O foco mobile tem ênfase especial. Há nove meses com anúncios em smartphones e tablets, o Facebook incrementou seus serviços de publicidade online nos últimos meses, dando mais ênfase a anúncios em dispositivos móveis, onde está o seu maior desafio.

A receita com publicidade no quarto trimestre cresceu 41% para US$ 1,33 bilhão, com dispositivos móveis representando 23% desse montante. A receita total do Facebook no quarto trimestre foi de US$ 1,585 bilhão, ante US$ 1,131 bilhão no mesmo período no ano anterior.

Google, Facebook e Twitter: se são de graça, como ganham dinheiro?

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade