PUBLICIDADE

Mapa aberto cria edição online e pretende rivalizar com Google

7 mai 2013 - 16h11
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ferramenta de edição online do OpenStreetMap, o iD permite criar e identificar ruas, lugares e estabelecimentos
Ferramenta de edição online do OpenStreetMap, o iD permite criar e identificar ruas, lugares e estabelecimentos
Foto: Reprodução

O OpenStreetMap anunciou nesta terça-feira uma nova ferramenta de edição coletiva da sua base de mapas. O iD, como foi chamado o serviço, permite que qualquer usuário, sem precisar de login, edite os mapas adicionando ruas, lugares, e estabelecimentos. As informações são do Mashable.

A base de mapas de código aberto já tem 1 milhão de usuários, dos quais 20 mil são ativos e inseriram dados cartográficos no último mês. O iD é uma ferramenta feita para ser fácil de usar, uma vez que busca agregar contribuições coletivas da comunidade.

Usuários insere nome, localização e tem opção de adicionar notas e observações quanto a acessibilidade, por exemplo
Usuários insere nome, localização e tem opção de adicionar notas e observações quanto a acessibilidade, por exemplo
Foto: Reprodução

Ao abrir o iD, o usuário pode pesquisar a localidade, usar a ferramenta 'linha' para desenhar ruas ou caminhos, indicar se aceitam tráfego de carros, caminhos, pessoas, seu nome e outros dados. No caso dos estabelecimentos, é possível inserir website, telefone e até informações como acessibilidade.

O Google Maps oferece a possibilidade de corrigir erros nos mapas e até tem uma ferramenta para que o usuário arrume um engano, mas é pouco usada, segundo o site de notícias americano.

A ferramenta iD vai ajudar a melhorar o OpenStreetMap (OSM), que recolhe coordenadas de ruas e prédios através de crowdsource e envia os dados brutos para a MapBox, que então cria mapas interativos e especiais para clientes pagos - entre eles, por exemplo, o Foursquare e o Evernote.

Mas não é apenas a MapBox que se beneficia do conhecimento agregado pela comunidade de usuários. Como o OSM é aberto, pelos termos de uso, outras empresas que desejem usar a base também precisam reverter uma parte da receita em benefícios ao OSM.

Segundo o chefe de desenvolvimento do projeto na MapBox, Tom MacWright, o iD é a "ferramenta de edição de mapas mais de ponta já feita". Ele detalha que a programação é toda em JavaScript com "biblioteca de visualização d3 e com padrões de web aberta", e acrescenta que a comunidade de desenvolvedores já começou a consertar bugs do iD.

Embora a maior parte dos usuários não conheça o OSM, o mapa aberta agrega 2 mil novos usuários diariamente. Além disso, há rumores de que o Facebook pode trocar a ferramenta de mapas da Microsoft, a Bing Maps, pela OSM, o que colocaria o mapa crowdsource em grande evidência e com chances reais de rivalizar com o Google Maps, avalia o Mashable.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade